Saiba como usar mapas mentais para estudar [guia completo]
Um mapa mental é uma das ferramentas mais criativas que existem para idealizar e capturar notas. Por isso, sabe o que é e como fazer mapas mentais durante seus estudos.
Inventado e popularizado por Tony Buzan, é amplamente utilizado por pessoas de todo o mundo não apenas para aprender melhor, mas também para aumentar a capacidade de retenção de algum conteúdo.
🌐Clique aqui para acompanhar o canal do Guia Foco no Instagram. É de graça!
Se você sabe pouco sobre os mapas mentais ou apenas queira algumas dicas, aqui está tudo o que você precisa saber sobre essa técnica amplamente utilizada.
Você vai encontrar nesse conteúdo:
Como é a estrutura de um mapa mental
Basicamente é um diagrama que consiste em uma ideia central com vários ramos representando subtópicos ou pontos relacionados à ideia central.
Você pode pensar nela como uma árvore que se ramifica, apenas algo que tem formato mais radial. Ele pode ser desenhado à mão ou criado usando um software de mapeamento mental.
Ferramentas para criação de mapas mentais:
Como fazer mapas mentais
Confira logo abaixo o passo a passo para criação de um mapa mental:
Comece do centro de uma página em branco, de preferência no modo paisagem. Posteriormente, escreva a ideia central ou use alguma imagem, ou desenho para representá-la. Essa ideia central será o foco de todo o seu mapa mental.
Comece a desenhar ramificações a partir de sua ideia central que levarão aos subtópicos. Você pode criar mais níveis dependendo da profundidade da ideia central.
Tente manter os “galhos” fluindo livremente em vez de se restringir a linhas retas, mas lembre-se de manter o equilíbrio na distribuição. Nada de inserir informações demais, se for o caso, faça mais um mapa mental sobre o mesmo assunto.
Use 2 a 3 cores diferentes para fazer o mapa mental. Tenha cuidado para não usar muitas cores para evitar distrações e confusão.
Por que o mapa mental é a melhor maneira de fazer anotações?
Ao contrário das anotações lineares, esse método se alinha muito bem com o funcionamento natural do nosso cérebro, que traça conexões entre vários objetos.
Isso nos permite preencher nossas páginas de forma mais orgânica, não nos restringindo à abordagem linear de cima para baixo e da esquerda para a direita. Isso remove a barreira desnecessária que alguns de nós podemos enfrentar durante um brainstorming ou tentando entender algo novo.
Além disso, um mapa mental ajuda a se concentrar nas relações e na hierarquia entre os vários pontos, permitindo lembrá-los melhor.
Permita-se e use a criatividade. Vale tudo para decorar e aprender algo. Adicione livremente imagens e cores às anotações.
LEIA DEPOIS: o estudo ativo melhora na aprendizagem (entenda)
Melhores aplicações de mapa mental
Ao fazer anotações em tempo real, por exemplo, durante uma aula ao vivo. Nessa situação, os mapas mentais não irão estressá-lo ao tentar acompanhar o ritmo da palestra e permitirão que você se concentre mais no conteúdo que está sendo ensinado.
Ao estudar um assunto complexo ou assuntos potencialmente abstratos, como ciências e matemática, os mapas mentais nos permitirão compreender visualmente os princípios básicos e conectá-los com conceitos derivados.
O mesmo também vale ao estudar os assuntos intensivos que exigem que você se lembre de muitas informações e interconexões, por exemplo: história ou geografia.
Ao estudar tópicos desconhecidos e você não sabe por onde começar. O mapa mental permitirá que você entenda as coisas uma de cada vez, sem ter que conhecer o panorama no início.
Resumindo, os mapas mentais provaram ser uma ótima ferramenta para compreender e lembrar melhor para muitas pessoas em todo o mundo.
Você está animado para experimentar os mapas mentais em seus estudos do dia a dia? Compartilhe sua experiência conosco se você já usou ou pretende usar.
VEJA TAMBÉM: além dos mapas, veja outras técnicas para melhorar a memória
Sofia Maria
Jornalista. Acredita que a leitura de informações sobre educação e carreira é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional.