Intérprete de Libras: saiba qual formação precisa ter para a área
Qual formação precisa ter para se tornar um intérprete de Libras? Esse é o questionamento de pessoas interessadas em seguir nessa carreira. Hoje, iremos trazer um texto esclarecedor e pontual sobre o assunto.
🌐Clique aqui para acompanhar o canal do Guia Foco no Instagram. É de graça!
Você vai encontrar nesse conteúdo:
Formação em Libras
A própria palavra formação vem do termo “forma”. Porém, a dinâmica real do que é o intérprete de libras está muito além de formas, isso porque ela engloba muitas áreas diferentes. Os profissionais consideram a área de tradução e interpretação de língua de sinais uma das áreas mais complexas para se formar.
O Decreto 5.626/2005 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras indica que:
Conteúdo retirado do Decreto Federal 5.626/2005.Art. 4º A formação de docentes para o ensino de Libras nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior deve ser realizada ao nível superior, em curso de graduação de licenciatura plena em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua.
Art. 5º A formação de docentes para o ensino de Libras na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental deve ser realizada em curso de Pedagogia ou curso normal superior, em que Libras e Língua Portuguesa escrita tenham constituído línguas de instrução, viabilizando a formação bilíngue.
Na época da instituição do dispositivo legal, também foi criado um exame que buscou avaliar os interessados, chamado de ProLibras. A aplicação das provas foi encerrada em 2015 e durou por 10 (dez) anos, conforme indicado no decreto a sua duração temporária.
LEIA DEPOIS: Saiba como usar mapas mentais para estudar [guia completo]
Faculdades com curso de Libras
Atualmente, muitas instituições de ensino ofertam vagas para o curso de Libras, que pode ser realizado tanto à distância quanto no formato presencial. Após a conclusão, o profissional poderá trabalhar como: tradutor-intérprete de Libras, intérprete de língua de sinais, professor de Braile, monitor e outros.
Saiba que há diversos tipos de formação para o curso de Libras, sendo: bacharelado, licenciatura, pós-graduação e técnico. Além, claro, de cursos livres.
Veja abaixo algumas instituições que ofertam vagas em graduações de Letras-Libras:
- Universidade Federal do Amazonas (UFAM);
- Universidade Federal do Maranhão (UFMA);
- Universidade Federal do Paraná (UFPR);
- Universidade Federal de Alagoas (UFAL);
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
- Universidade Estácio de Sá (Estácio);
- Universidade Norte do Paraná (Unopar).
Além disso, na Universidade de Brasília há vagas (por semestre) para cursar a graduação em Letras – Português do Brasil como Segunda Língua (PBSL).
Se você não tem tanto tempo assim disponível para realizar uma graduação, você pode optar pelos cursos livres e gratuitos de libras.
VEJA: conheça as graduações e como se inscrever no estágio do Senado Federal
Cursos gratuitos e online de Libras
Veja abaixo a lista completa de cursos livres, online e gratuito, de Libras:
Universidade São Paulo
O curso é gratuito, mas não gera certificado. O interessado terá acesso às aulas, exercícios de fixação e apostilas.
Escola Virtual do Governo
O curso gratuito contempla 60 (sessenta) horas de duração com aulas e material didático completo. Por fim, é gerado um certificado de participação obtido e assinado pela Enap.
Instituto Federal do Mato Grosso do Sul
São ofertadas vagas por semestre para os cursos de Libras Básico e Libras Intermediário. A carga horária de cada turma é de 40 horas. Ao final, o aluno ganha um certificado.
Instituto Federal de Brasília
Com foco na comunidade em geral, o IFB oferta vagas presenciais para o curso de Formação em Línguas de Sinais. A duração é de 4 (quatro) meses com jornada de 60 (sessenta) horas.
A importância de aprender Libras é incontestável. A língua brasileira de sinais é a língua natural da comunidade surda brasileira, e aprender a usá-la é uma forma de garantir a inclusão e a acessibilidade das pessoas surdas.
Ao aprender Libras, é possível:
- Comunicar-se com pessoas surdas de forma natural e eficiente;
- Conhecer a cultura e a história da comunidade surda;
- Promover a inclusão e a acessibilidade das pessoas surdas;
- Desenvolver a empatia e a compreensão da diversidade;
Aprender Libras é um passo importante para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Sofia Maria
Jornalista. Acredita que a leitura de informações sobre educação e carreira é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional.