Carreira de assistente de segurança operacional em aeroporto
Tem interesse em trabalhar em aeroporto? Saiba mais sobre a ocupação de assistente de segurança operacional (SGSO).
Para atuar como Assistente de SGSO, é necessário possuir proatividade, capacidade de discernimento, discrição e, principalmente, respeito aos princípios do trabalho em equipe.
🌐Clique aqui para acompanhar o canal do Guia Foco no Instagram. É de graça!
O que é SGSO? É a gerência responsável por recolher e compilar dados visando produzir, para os gestores da área operacional, avaliações e pareceres contendo informações que, além de relevantes, possuam potencial para contribuir com a melhoria do desempenho da segurança operacional no aeroporto.
Você vai encontrar nesse conteúdo:
O que faz um assistente de segurança operacional?
O que faz um assistente de segurança operacional?
Saiba que o profissional será responsável por:
- Realizar o cadastro, classificação, trâmite, conferência e arquivamento dos processos envolvendo os relatos de prevenção (RELPREV) recebidos, e as ocorrências registradas pelas áreas operacionais do aeroporto;
- Atuar na programação, preparação e condução das pesquisas de segurança operacional, prestando assistência ao analista responsável;
- Atuar no acompanhamento das atividades integrantes da avaliação de eficácia do SGSO, prestando orientações às áreas operacionais, e assistência ao gestor responsável pelo SGSO;
- Elaborar relatórios periódicos de acompanhamento do sistema de relatos e ocorrências, e de conferência do registro de indicadores de desempenho da segurança operacional (IDSO).
- Ministrar treinamento relativo aos sistemas empregados no âmbito do SGSO, aos colaboradores das áreas operacionais;
- Participar dos processos de divulgação de informações afetas à segurança operacional, em apoio ao analista responsável;
- Interagir diretamente com as áreas operacionais no processo de atualização e ajuste da documentação operacional, em apoio ao analista responsável; e
- Participar das auditorias internas de segurança operacional, em apoio ao auditor líder, realizando as atividades a si delegadas.
LEIA DEPOIS: saiba o que vestir para uma entrevista de emprego de sucesso
Lotação e horário de trabalho
O expediente depende da vaga. Geralmente, as oportunidades são para escala administrativa, sendo de segunda a sexta-feira, das 9h até às 18h. A lotação é no aeroporto onde a vaga foi ofertada.
Requisitos para trabalhar como assistente de segurança operacional
Na maioria das vagas ofertadas, o interessado deve ter o ensino médio completo, possuir bom português e redação. Além disso, ter conhecimento em Pacote Office, RBAC 139 e 153, inglês (leitura e compreensão).
É considerado um diferencial, se o candidato tiver nível superior (cursando ou completo).
Também será cobrado que a pessoa tenha as qualificações abaixo:
- Atenção aos detalhes, organização e noções de administração do tempo;
- Facilidade de aprendizado e proatividade;
- Comunicação clara para passar suas ideias de forma assertiva tanto escrita como oralmente;
- Resiliência para lidar com problemas, adaptar-se a mudanças e resistir a pressões;
- Saber trabalhar sob pressão! Todos os setores contribuem para a operação acontecer, então todo mundo que trabalha, de certa forma trabalha sob pressão. Afinal, o aeroporto funciona 24h, todos os dias da semana;
- Calma e tranquilidade para lidar com situações estressantes de crise que possam acontecer no dia a dia do atendimento ao público de um aeroporto;
- Respeito à diversidade, pois você irá lidar com pessoas que podem ser completamente diferentes de você em ideias, raça, identidade de gênero, orientação sexual e religião.
Quanto ganha um assistente de segurança operacional?
Em média, o salário é acima de R$ 2 mil. Para se ter uma ideia, o Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek paga o valor de R$ 2.819,78 mais benefícios diversos: vale-refeição, vale-alimentação, vale-transporte e outros adicionais.
Onde encontrar vagas para assistente de segurança operacional?
O Brasil possui uma extensa rede de aeroportos públicos e privados. Os aeroportos públicos são administrados pela Infraero, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) ou por empresas privadas.
As oportunidades de emprego nos aeroportos variam conforme o tamanho e a localização do aeroporto. Os aeroportos internacionais, por exemplo, costumam oferecer mais oportunidades de emprego em áreas diversas. Conheça alguns:
- Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU),
- Aeroporto Internacional de Brasília (BSB) e
- Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (GIG).
Além desses três, outros importantes aeroportos brasileiros oferecem oportunidades de emprego, como:
- Aeroporto Internacional de Salvador (SSA)
- Aeroporto Internacional de Curitiba (CWB)
- Aeroporto Internacional de Fortaleza (FOR)
- Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (CNF)
- Aeroporto Internacional de Porto Alegre (POA)
- Aeroporto Internacional de Manaus (MAO)
- Aeroporto Internacional de Recife (REC)
- Aeroporto Internacional de Florianópolis (FLN)
Para quem está procurando emprego como assistente de segurança operacional, os aeroportos brasileiros podem ser uma boa opção. A rede de aeroportos do Brasil é extensa e oferece oportunidades de emprego em diversas áreas para pessoas de diversas escolaridades.
Sofia Maria
Jornalista. Acredita que a leitura de informações sobre educação e carreira é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional.