11 coisas que não se deve fazer durante a entrevista
Quer saber o que você não deve fazer durante a entrevista? Está no lugar certo. Procurar um emprego seria mais fácil se apenas fosse necessário um currículo para obter uma oportunidade, mas a experiência de trabalho relevante e o currículo perfeito só podem ajudá-lo em parte do caminho.
Para conquistar o coração da equipe contratante e conseguir a vaga, você deve se destacar na entrevista.
🌐Clique aqui para acompanhar o canal do Guia Foco no Instagram. É de graça!
A entrevista de emprego desempenha um papel essencial, permitindo aos empregadores ver os candidatos em ação e decidir quem é o mais adequado para a equipe. Mas mesmo que você se sinta preparado para a entrevista e suas habilidades técnicas sejam o que o cargo exige, existem alguns erros básicos que podem arruinar suas chances.
Para ajudá-lo a causar a melhor impressão, criamos esta lista de erros comuns que você deve evitar durante entrevistas de emprego.
Você vai encontrar nesse conteúdo:
Coisas que não se deve fazer durante a entrevista
Confira na lista algumas coisas que você deve evitar!
1. Falar mal do seu trabalho atual
Comentários negativos sobre o seu trabalho atual podem ser interpretados como preguiça ou falta de motivação. Você pode não gostar de algumas coisas em seu trabalho atual e é livre para procurar uma posição melhor, mas evite falar mal de seu empregador atual durante uma entrevista.
2. Mencionar conflitos no trabalho
As equipes são formadas por diversos profissionais com personalidades diferentes e algumas pessoas são difíceis de lidar. Funcionários desejáveis podem trabalhar de forma eficaz com diversos grupos de pessoas e resolver divergências antes que se tornem problemas significativos.
Discutir os conflitos atuais com colegas durante uma entrevista pode levantar um sinal de alerta para a equipe de contratação, fazendo-os se perguntar se você é o problema.
3. Fornecer respostas confusas
Tente conectar todas as respostas da entrevista de emprego que você está tentando conseguir.
Por exemplo, ao se candidatar a um cargo de controle de qualidade, suas respostas não devem se concentrar em programação ou gerenciamento geral de projetos. É fácil sair do assunto falando sobre outro tipo de trabalho e não responder à pergunta ou responder com detalhes excessivamente pessoais.
Antes da entrevista, passe algum tempo praticando respostas específicas às perguntas que possam ser feitas.
4. Mentir sobre o que você sabe
Seja honesto sobre as habilidades e ferramentas que você sabe usar. Se lhe perguntarem sobre uma ferramenta com a qual você não está familiarizado, mostre sua vontade de aprender, pedindo algum tempo (mais ou menos uma hora) para procurá-la online.
5. Fazer piadas inapropriadas
Ter um bom-senso de humor pode te ajudar em uma entrevista, mas tome cuidado nos temas que escolher. Não faça piadas sobre gênero, raça, saúde, religião ou outros assuntos que possam ser ofensivos.
Uma piada de mau gosto pode fazer você parecer rude ou inflexível e levantar preocupações de que você possa criar conflito na equipe.
6. Falar sobre fracassos profissionais
Evite falar sobre momentos em que você perdeu um prazo ou não conseguiu concluir uma determinada tarefa. Revisitar seus erros pode dar a impressão de que você não está qualificado quando deseja apenas parecer pronto para desafios e ansioso para aprender.
Se lhe fizerem uma pergunta específica sobre uma ocasião em que você falhou, concentre-se no que você aprendeu com a situação e como isso o tornou um profissional melhor. Combinado?
VEJA: estratégias poderosas para se destacar em entrevistas de emprego
7. Tirar dúvidas sobre dinheiro
Primeiro, convença a equipe de contratação de que você é a pessoa certa para o trabalho. Se te fizerem uma oferta, a empresa incluirá sua possível remuneração e a partir disso você poderá negociar.
Fazer perguntas sobre salário durante uma entrevista pode fazer você parecer um mercenário e diminuir suas chances de avançar no processo de entrevista.
8. Mostrar desespero
A vida é cheia de reviravoltas inesperadas. Talvez você tenha perdido o emprego e esteja procurando um novo há vários meses; talvez você esteja à beira da falência e precise urgentemente desse emprego para pagar as contas.
Cada pessoa tem motivos diferentes que a levam a buscar novas oportunidades e, às vezes, a situação pode ser extrema. Porém, demonstrar seu desespero em uma entrevista é uma forma segura de perder a oportunidade.
Ter um emprego enquanto participa de entrevistas pode ajudá-lo a se sentir mais calmo, o que se traduz em parecer mais confiante e profissional em uma entrevista.
9. Aceitar muito rapidamente
A primeira oferta pode não ser a melhor, então reserve um tempo para aceitá-la. Assim como o desespero pode arruinar sua atratividade durante uma entrevista, também pode fazer com que você se apresse em aceitar uma oferta medíocre.
Negociar salário e benefícios é uma prática comum, por isso não tenha vergonha de tocar nesses pontos, expresse o que deseja. No entanto, outras partes do contrato podem ser menos flexíveis, pelo que deverá avaliar cuidadosamente toda a oferta.
10. Cometer erros ao escrever
Nem sempre você pode se comunicar com um empregador por telefone. Às vezes você terá que escrever suas respostas. Antes de pressionar o botão “Enviar”, verifique o texto com o corretor ortográfico do Google Docs ou Microsoft Word.
Certifique-se de que sua resposta tenha o tom correto e não contenha erros ortográficos ou gramaticais.
11. Usar roupas inadequadas
A tendência de realização de entrevistas por meio de vídeo online aumentou nos últimos anos. Ser entrevistado em casa não significa que seja aceitável usar pijama ou roupas excessivamente casuais.
A escolha de um estilo casual elegante alcançará o equilíbrio perfeito entre uma aparência profissional e acessível, estabelecendo o tom certo para entrevistas online e presenciais.
LEIA DEPOIS: saiba o que vestir em uma entrevista de emprego
Conseguir um emprego exige mais do que uma experiência de trabalho fascinante, um currículo atualizado bem estruturado e um perfil personalizado no LinkedIn. Para receber uma oferta, você deve demonstrar suas habilidades interpessoais, conhecimento e profissionalismo durante a entrevista.
Os requisitos variam de empresa para empresa, portanto, uma equipe de contratação está procurando alguém com suas habilidades. Espero que a lista do que não fazer ajude você a causar a melhor primeira impressão e a garantir um ótimo emprego.
Sofia Maria
Jornalista. Acredita que a leitura de informações sobre educação e carreira é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional.