EDUCAÇÃOÚLTIMAS NOTÍCIAS

Como usar planner de forma eficaz: dicas e 3 indicações

Como usar um planner, afinal? Você comprou ou baixou um planner em preparação para o ano novo para organizar sua vida e agilizar sua agenda. 

O que você pode fazer para tirar o máximo proveito disso? Veja como utilizá-lo de forma simplificada.

🌐Clique aqui para acompanhar o canal do Guia Foco no Instagram. É de graça!

Dicas de como usar um planner

O planner é uma amizade fiel, sabe? Ele está sempre lá para você, te ajudando a organizar sua vida e alcançar seus objetivos. Com ele, você pode:

  • Visualizar seu dia, semana e mês de forma clara e objetiva;
  • Planejar suas tarefas e compromissos, evitando o estresse e a ansiedade;
  • Registrar suas ideias e pensamentos, para não esquecer de nada;
  • Refletir sobre seus objetivos e metas, para se manter motivado.

Conheça abaixo algumas dicas e orientações:

1. Use o planner todos os dias

Construir um hábito diário é a chave para aproveitar ao máximo seu planejador. Após preencher o ano e os meses, você precisará de alguns minutos diários para inserir suas listas de tarefas.

Verifique-o todos os dias para refrescar sua memória sobre as próximas tarefas e anotar seus pensamentos e planos. Isso o ajudará a se manter organizado e preparado para os dias e semanas que virão.

CONFIRA: saiba como o método Ivy Lee pode turbinar sua produtividade pessoal e profissional

2. Comece com metas e tarefas maiores

A maioria dos planners tem páginas diárias, semanais, mensais e anuais. Ao planejar, seu primeiro passo deve se ter uma visão geral do ano. Com o passar dos meses, você poderá preencher mais informações à medida que surgirem e fazer o detalhamento.

↘ Planejamento anual

Faça o registro de todas as datas e reuniões importantes que você conhece. Isso inclui aniversários, datas comemorativas, feriados, férias e datas de vencimento de relatórios. 

↘ Planejamento mensal

Normalmente, os planners têm uma página com uma visão geral mensal. Você pode usar isso para preencher datas da seção anual e compromissos mensais, como reuniões de empresa. 

Enquanto você faz isso, reserve um tempo para descansar e recarregar as energias para restaurar o equilíbrio e se sentir rejuvenescido com dias de autocuidado ou encontros com amizades.

↘ Planejamento semanal e diário

Você pode entrar em mais detalhes nos quadros semanais e diárias. 

Uma tabela semanal pode conter a data e hora de uma reunião, o nome da sala de reuniões onde ela será realizada e o projeto em que você está trabalhando. 

Você usará já nas páginas de dias para escrever tarefas específicas em suas listas de tarefas alguns dias antes de fazer uma apresentação. Use o bloqueio de tempo para indicar quando você está livre para concluir outras tarefas. 

Você pode agendar reuniões e compromissos se tiver uma página diária com espaço para de hora em hora. 

Saiba como usar o planner no seu dia a dia para facilitar sua rotina.

3. Ordene tarefas por prioridade

No início de cada semana, liste de três a cinco itens de alta prioridade que você deve realizar. Use esta lista para planejar seus dias, escrever tarefas e lembretes e evitar possíveis conflitos de agendamento.

Seja realista e estabeleça metas que você possa gerenciar. Embora seja bom concluir tarefas pendentes, tome cuidado ao colocar pressão sobre si. Faça as coisas quando puder! Não entre na neura de ser super-herói ou heroína!

Prefere agenda? Saiba o que é, para que serve e indicações

4. Escreva tudo

O planner é seu e você pode anotar tudo o que precisar, incluindo listas de compras, pensamentos aleatórios do dia e rabiscos.

Você abre espaço para a criatividade e a absorção de informações com mais facilidade quando tem um lugar seguro para colocar todos os seus pensamentos e tarefas.

Se você anotar todas as reuniões semanais e tarefas que precisa concluir, sua mente não divagará na hora de resumir um relatório ou concluir uma etapa de seu curso de autoaperfeiçoamento no trabalho.

Além disso, escrever à mão é mais beneficial do que digitar. Estudos demonstraram que a caligrafia melhora a memória, e os alunos que usam laptops nas aulas têm 17% menos compreensão do que aqueles que não usam dispositivos.

LEIA DEPOIS: conheça estratégias para melhorar sua memória

Esteja você anotando tarefas para cursos universitários ou tarefas importantes para o trabalho, anotá-las à mão aumentará suas chances de lembrá-las.

5. Use cores com moderação

A codificação por cores é uma excelente forma de organizar seu calendário. Isso torna tudo mais agradável, ajuda a categorizar as tarefas por prioridade e permite que você lembre rapidamente o que deve fazer. Você pode incorporar cores de várias maneiras:

Organize por prioridade ou urgência: você pode associar vermelho ou laranja a “super importante” e azul a “pode ser feito a qualquer momento a partir de agora até a próxima semana”.

Destaque reuniões e eventos: você pode separar diferentes eventos por cor. Rosa pode significar aniversários e verde pode ser reuniões de diretoria. Você saberá exatamente o que está por vir quando vir a cor.

Diferencie tarefas: você pode usar a teoria das cores para diferenciar tarefas. O verde pode ser mais adequado para uma aula de ginástica ou um passeio no parque, pois está associado à natureza e à vitalidade. Uma cor como o roxo, que exala mistério e ousadia, pode funcionar para atividades ou planos criativos.

Você também pode usar cores para decoração com fita washi ou adesivos para tornar seu diário esteticamente agradável.

Como usar um planner? Seu diário é uma extensão de você mesmo, então pode ter a aparência que você deseja. Seja criativo e solte-se, quer você goste de formas e padrões geométricos ou de curvas suaves e cores pastéis.

6. Abrace o espaço vazio

Ter um espaço vazio pode parecer estranho quando você acaba de ter uma semana lotada, codificada por cores e cheia de rabiscos. É tentador preencher todas as páginas, mas você precisa abraçar o vazio e deixar seu planejador refletir os altos e baixos da vida.

Passar vários dias vazios seguidos pode ser revigorante, permitindo-lhe recuperar e desfrutar de uma folga merecida.

7. Decore os espaços em branco

Por fim, você também pode usar o espaço vazio para coisas não relacionadas ao trabalho, como planos de refeições e mapas mentais. Isso pode organizar sua mente e ajudá-lo em tarefas futuras – e é respaldado por pesquisas.

Criar listas ou escrever um despejo cerebral pode diminuir a carga cognitiva e o estresse. Isso pode ser um alívio se você tende a pensar demais ou tem dificuldade para dormir porque está fazendo listas de tarefas em sua cabeça.

Outro excelente uso para o espaço são citações ou rabiscos motivacionais. Logo, comemore uma meta criando uma página decorativa que destaque suas conquistas de uma forma divertida e lúdica.


Sofia Maria
Jornalista. Acredita que a leitura de informações sobre educação e carreira é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *