EDUCAÇÃOÚLTIMAS NOTÍCIAS

Segredos para estudar melhor com TDAH

Estudar com TDAH pode ser assustador – especialmente estudar para provas importantes. Felizmente, há novas pesquisas que mostram que os alunos não precisam estudar mais, mas sim estudar melhor, de forma diferente.

🌐Clique aqui para acompanhar o canal do Guia Foco no Instagram. É de graça!

Valentina e Enzo, gêmeos idênticos com TDAH, estão cursando a mesma aula de matemática. Eles estudam pelo mesmo período, mas Valentina tira 10 na prova e Enzo tira 7,5. Por que a diferença? Entenda abaixo.

Análise de caso sobre estudar melhor com TDAH

Enzo estudou durante três horas na noite de quinta-feira, um dia antes da prova. Ele releu suas anotações e o livro, e revisou o guia de estudo. Ele estudou em seu quarto. 

Já Valentina estudou durante três horas, mas fez isso durante quatro noites, de segunda a quinta. Ela usou suas anotações, um questionário antigo e o guia de estudo para criar um teste prático. Ela estudou em diferentes locais, incluindo sala e biblioteca.

Aproximadamente 84% dos estudantes estudam relendo o livro, como fez Enzo. O problema é que a releitura é a forma mais ineficaz de estudar para uma prova. 

Ler é uma maneira desafiadora para uma pessoa com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) aprender informações. A leitura é passiva. É como aprender a jogar basquete observando seu treinador jogar.

Pesquisam mostram que a maneira número um de estudar é fazer um teste prático. 

Tente prever o que seu professor pode perguntar na prova. Examine seu guia de estudo, retire questionários antigos, encontre partes importantes de suas anotações e pergunte aos outros alunos o que eles acham importante. Em seguida, crie um simulado.

LEIA DEPOIS: saiba como usar os mapas mentais para estudar

Estudar não funciona – especialmente quando se estuda com TDAH?

O que mais Valentina fez certo? Ela usou um conceito que os educadores chamam de “estudo espaçado” com aplicação da gestão do tempo. Ela estudou três horas durante quatro dias, 45 minutos por noite. Isso funciona por dois motivos. A primeira é que Valentina revisou o material diversas vezes, familiarizando-se com ele. 

Em segundo lugar, e mais importante, ela dormiu bem. O sono ajuda você a aprender. Seu cérebro fica mais ativo à noite do que durante o dia. Durante o sono, você repassa os acontecimentos do dia em sua cabeça e repassa as informações que aprendeu. No caso de Valentina, ela repetiu o material de matemática durante o sono quatro vezes.

Enzo trabalhou duro para estudar para o exame e faltou ao treino de futebol na noite de quinta-feira para ter tempo extra. Ele ficou em seu quarto sem descanso. Mas embora ele tentasse se concentrar, as coisas em seu quarto (laptop, telefone, música) o desviavam da tarefa. Enzo não conseguia regular sua atenção enquanto se preparava para a prova.

Valentina, por outro lado, sabia que quando o tédio se instalava, ela precisava de períodos mais curtos ou de um lugar diferente para estudar. Ela descobriu, por tentativa e erro, que ficava mais concentrada quando estudava em locais diferentes de sua própria casa. Em outras palavras, ela tinha o conceito de metacognição – saber quando e como usar estratégias específicas de aprendizagem – perfeitamente definido. 

Ela sabia o que a ajudava a se concentrar e o que o atrapalhava. No final, não era de mais tempo que Enzo precisava; ele precisava usar seu tempo de maneira diferente.

Veja dicas para estudar melhor com TDAH.
Veja dicas para estudar melhor com TDAH.

Saiba como estudar melhor com TDAH

Separamos algumas dicas para sua melhoria!

Revise suas anotações antes de dormir

Estudos mostram que você se lembra mais quando reserva de 10 a 15 minutos antes de dormir para revisar o que estudou ou aprendeu no início do dia. Isso não significa que os alunos devam estudar todos na hora de dormir, mas revisar o que estudou permite que o cérebro processe as informações enquanto dorme.

O exercício aprimora o foco do cérebro

Trinta minutos de exercícios aeróbicos por dia, quatro a cinco dias por semana, melhoram o foco e as habilidades de funcionamento executivo, especialmente em alunos com TDAH. 

Considere estudar logo após o treino também. Se você não pratica nenhum esporte, ande ou corra com seu cachorro antes de se sentar para estudar. Embora qualquer exercício aeróbico funcione, os exercícios mais úteis para alunos com TDAH são: balé, ioga e tai chi, todos os quais exigem que os alunos se concentrem no corpo e na mente.

Por fim, se você precisa lutar para ter atenção em algo, use algumas ideias dadas ao longo do conteúdo – elas podem fazer uma grande diferença no seu desempenho.


Sofia Maria
Jornalista. Acredita que a leitura de informações sobre educação e carreira é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *