Confira 5 lições de vida que a escola não ensina
Hoje o assunto é sobre as lições de vida que a escola não ensina. Você está aproveitando esse período de bloqueio sem precisar ir à escola ou é um daqueles que já sente falta da escola? Se você é alguém da primeira categoria, deve estar se perguntando: por que tivemos que ir às escolas? Bem, precisamos sim de ir às escolas, mas por razões que não são muito simplistas.
🌐Clique aqui para acompanhar o canal do Guia Foco no Instagram. É de graça!
Mais do que acadêmicos, as escolas proporcionam-nos benefícios como uma boa experiência entre pares, orientação mais próxima dos professores e motivação para aprender coisas a um ritmo constante.
No entanto, embora a escolaridade desempenhe um papel importante no nosso desenvolvimento global, algumas lições de vida críticas só são aprendidas fora das escolas.
LEIA DEPOIS: técnicas de memorização para potencializar seus estudos
Você vai encontrar nesse conteúdo:
Lições de vida que a escola não ensina
Então, quais são exatamente essas coisas que precisamos aprender ou desaprender por conta própria? Vamos dar uma olhada.
1. Não existe “um caminho certo”
A escolaridade tradicional tende a nos fazer acreditar que para tudo existem formas e regras definidas. No entanto, à medida que você crescer, perceberá que as pessoas mais bem-sucedidas são aquelas que pensam fora da caixa.
Vejamos o exemplo de Elon Musk, Steve Jobs ou mesmo Mahatma Gandhi.
Se eles tivessem seguido o que as pessoas ao seu redor lhes disseram, ou tivessem feito as coisas como todos fazem, nunca teríamos visto os milagres que eles possibilitaram neste mundo. Isso também se aplica quando você deseja ter uma carreira um pouco extraordinária.
Todos os exames competitivos, as melhores escolas e empregos exigem que seus candidatos sejam mais inteligentes do que todos.
Se você quer ser um daqueles que estão na camada superior, você deve ter aquela vantagem extra. Isso só é possível quando você treina sua mente para pensar de maneira inovadora.
2. Como você aprende é mais importante do que o que você aprende
A vida ou sua futura carreira não são tão previsíveis quanto a escola, ou os exames escolares, como a OAB. Não temos um plano de estudos, padrão ou guia fixo. Os exemplos mais próximos são os de alguns dos exames mais difíceis, como o IITJEE ou as Olimpíadas. Você já se perguntou por que eles parecem ser tão difíceis?
Bem, a razão é que eles não testam o quanto você sabe, mas sim o quanto você pode aplicar tudo o que aprendeu. O que procuram são candidatos excepcionais, que possam ir em frente e resolver qualquer problema que surja no seu caminho.
Isso é possível para quem sabe treinar a mente para aprender da maneira mais eficaz. Uma delas é compreender, praticar, aplicar, testar e revisar em intervalos regulares.
3. Não há problema em ser diferente
Sendo as escolas um ambiente social, a maioria de nós tende naturalmente a pensar em termos de grupo. Mas à medida que você crescer, perceberá que uma coisa é ser social e outra é fazer parte da multidão.
À medida que você sobe ao topo da escada, o número de pessoas diminui e você perceberá que a maioria delas é reconhecidamente diferente da multidão média.
Portanto, se você é um grupo ambicioso, não se preocupe em ser diferente de seus amigos ou das pessoas ao seu redor. Lembre-se também de que o sucesso final pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes.
Para alguns, pode significar excelência no trabalho; para outros, pode significar ser o melhor atleta.
Como disse Steve Jobs, “a única maneira de fazer um ótimo trabalho é fazer o que você ama”. Portanto, persiga sem medo sua paixão, não importa quão única ela seja.
CONHEÇA: 6 livros clássicos para ler em 1 dia
4. Habilidades para a vida
À medida que crescemos e nos tornamos mais independentes, é importante que adquiramos competências para a vida, além das competências que nos podem ajudar a ter uma boa carreira.
Em países como o Japão ou o Ocidente, as crianças são ensinadas desde muito novas a ser alfabetizadas financeiramente, a cuidar das suas necessidades quotidianas e até a ser responsáveis pelas suas escolhas de vida.
Portanto, comece a ler ou discutir finanças em seu grupo, aprenda a cozinhar e a limpar sozinho e comece a planejar sua futura carreira. Essas atividades permitirão o seu desenvolvimento holístico.
Essa é uma das lições de vida que a escola não ensina.
5. Escola ou faculdade não é o fim da sua vida
Quando crianças, como quase um terço do nosso tempo é gasto nas escolas, tendemos naturalmente a ficar muito apegados a isso. Sim, é um ótimo lugar onde você guardará as melhores ou algumas de suas piores lembranças. Mas, por favor, entenda que isso ocupa uma proporção relativamente pequena de toda a sua vida.
A maioria das pessoas gosta de seus colegas de classe, professores ou até mesmo ajudantes, que parecem ser tão essenciais em sua vida diária que talvez você nunca mais se encontre mais tarde. Então não deixe que isso te influencie muito. Em vez disso, envolva-se apenas o necessário e concentre-se no desenvolvimento de si.
Quais são algumas das melhores coisas que você aprendeu fora da escola? Você achou algum dos aprendizados acima útil?
Sofia Maria
Jornalista. Acredita que a leitura de informações sobre educação e carreira é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional.