EDUCAÇÃOÚLTIMAS NOTÍCIAS

Veja as melhores maneiras de estudar para as provas finais

A temporada de fim de ano chegou e precisa saber as melhores maneiras de estudar para as provas finais? Está no lugar certo.

Se você está se sentindo sobrecarregado e de repente inseguro por ter não retido uma única informação de qualquer uma de suas aulas, fique calmo(a). Pode ser o estresse.

Você pode combater o estresse estudando de forma eficaz, mas para isso você precisa de um plano. Conheça ótimas técnicas de estudo e memorização para as provas finais. 

🌐Clique aqui para acompanhar o canal do Guia Foco no Instagram. É de graça!

Melhores maneiras de estudar para as provas finais: compreensão

Nesse tópico, o foco é a compreensão.

O primeiro passo para estudar é adquirir novas informações. Você não pode interrogar ou compreender algo que nunca leu ou ouviu antes. Mesmo na primeira leitura (ou na primeira revisão do material fora da aula), você deve ser estratégico. Experimente estes métodos. 

O método SQ3R

Use o método SQ3R quando estiver absorvendo informações desconhecidas ou revisando informações para as quais não obteve contexto suficiente em aula. “SQ3R” significa pesquisa, pergunta, leitura, recitação e revisão. 

Vamos entender melhor como funciona na prática? Primeiro, você examina seu texto (de preferência um único capítulo de seu livro) e faz perguntas com base nos títulos, legendas, títulos ou outros elementos notáveis. Essas perguntas devem ser sobre o que você gostaria de saber e o que os títulos parecem prometer que você aprenderá. 

Em seguida, você lê com atenção, procurando as respostas para suas perguntas, e recita reescrevendo o que aprendeu com suas próprias palavras, tendo o cuidado de responder às suas próprias perguntas. 

Finalmente, revise suas próprias anotações e o próprio material. Percebe como é simples?

O método KWL

KWL é semelhante ao SQ3R, mas um pouco mais simples: você cria um gráfico com três colunas: Saber, Quer Saber e Aprender. É melhor fazer um gráfico separado para cada capítulo ou parte de informação que você está abordando. 

Na coluna “Saber”, escreva o que você já sabe sobre o tema. 

Na coluna “Quero saber”, escreva o que você gostaria de aprender (com base em uma pesquisa do material, incluindo títulos, cabeçalhos, legendas, gráficos e parágrafos de resumo). 

Ao fazer uma segunda leitura mais completa, anote o que você está aprendendo na coluna “Aprender”, tomando cuidado para anotar todas as respostas às perguntas que você fez em “Quero saber”. 

O método THIEVES

método THIEVES ajuda você a descobrir do que se trata um capítulo antes mesmo de começar a lê-lo. “THIEVES” significa título, cabeçalhos, introdução, a primeira frase de um parágrafo, recursos visuais /vocabulário, perguntas de final de capítulo e resumo. 

Crie um gráfico ou anote cada uma dessas categorias em um pedaço de papel e observe cada uma delas em ordem, começando pelo título. Sobre o que você consegue adivinhar sobre o capítulo, com base no título? Escreva isso, com qualquer outra coisa que você extrair do título. Sobre o que os títulos sugerem que tratam as subseções e por que o autor as separou dessa forma? Percorra a lista antes e durante a leitura, anotando os elementos delineados pela sigla. 

LEIA DEPOIS: saiba como estudar usando os mapas mentais [guia completo]

Melhores maneiras de estudar para as provas finais: memorização

Agora, o foco é memorização.

A memorização é a chave para um bom desempenho em um teste. Você gostaria de compreender realmente o material e entendê-lo por dentro e por fora, mas esse nobre objetivo nem sempre é possível quando você está enfrentando cinco testes importantes em uma semana. Às vezes, a memorização direta precisa ser boa o suficiente. 

O Método dos Loci

Método de Loci é uma opção sensacional se você for fazer o teste no mesmo local onde aprendeu o conteúdo, seja em uma sala de aula específica ou em seu próprio quarto para uma aula online. 

Você pode pensar no local onde fará o teste ou apenas em um lugar que você conhece muito bem, mas deve haver algumas características definidoras presentes, como uma sala com muitos itens ou uma rua que você visita com frequência. 

Ao estudar um monte de coisas que você precisa lembrar, imagine-se colocando-as, uma por uma, em um daqueles pequenos loci. Um tema pode ir à bandeja que contém os marcadores do quadro branco, outro na mesa do professor e outro no parapeito da janela, por exemplo. 

Quando quiser recuperar ou relembrar a informação, imagine-se caminhando novamente pela área, pegando o que precisa lembrar em seu devido lugar.

Saiba as melhores formas de estudar para as provas finais.
Saiba as melhores formas de estudar para as provas finais.

Associação

Use a associação para ajudá-lo a lembrar de muitas informações, dados e outros.

Quer você prefira dispositivos mnemônicos como siglas ou pinte uma “imagem mental” de algo bobo para representar a informação que você precisa saber, essas associações podem fixar um fato ou ideia em seu cérebro bem o suficiente para que você os lembre na hora da prova.

O sistema Leitner

O sistema Leitner é a melhor maneira de incorporar a recordação ativa ao seu estudo, mas leva algum tempo. 

Você cria flashcards e, em seguida, detalha-os de acordo com uma programação, classificando-os em uma das cinco categorias sempre que acertar ou errar. Cada vez que você acertar uma carta da Pilha 1, mova-a para a Pilha 2, que você não estudará com tanta frequência quanto as cartas da Pilha 1. 

CONFIRA: saiba como aplicar a gestão do tempo nos seus estudos para vestibular, concursos e outros

Melhores maneiras de estudar para as provas finais: conceitos

Agora, vamos à parte de conceitos.

Se você tiver tempo, sempre vale a pena entender realmente o seu material, em vez de apenas o memorizar. É aí que entram essas técnicas: elas permitem que você realmente se aprofunde nos assuntos, fazendo conexões com o mundo real e consolidando as informações em seu cérebro. 

O método Feynman

Use o método Feynman quando terminar de ler, revisar e memorizar. Exige que você explique o assunto em questão para alguém que nada sabe sobre o assunto, como sua mãe ou seu colega de quarto. 

Explique da forma mais simples possível e dê-lhes a oportunidade de fazer perguntas de acompanhamento quando terminar. 

✅Se você puder explicar de forma simples e responder às perguntas deles, você conhece realmente o que está fazendo. 

❌Se não conseguir, é voltar a estudar até dominar.

Blurting

Blurting é semelhante ao método Feynman, exceto que você pode fazer isso sozinho. 

Após ler e revisar, esconda suas anotações e textos e, em seguida, anote tudo o que conseguir lembrar em um pedaço de papel em branco. Explique o tópico da melhor maneira possível e, em seguida, use seus materiais para verificar se há algo que você perdeu. 

Isso ajuda na recuperação da memória, mas também oferece uma maneira fácil de ver exatamente o que está faltando, para que você possa estudar os elementos específicos que estão atrapalhando você. 

Coloque em práticas, as técnicas ensinadas nesse conteúdo. Assim você se dará bem nas suas provas finais.


Sofia Maria
Jornalista. Acredita que a leitura de informações sobre educação e carreira é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *