EDUCAÇÃOÚLTIMAS NOTÍCIAS

Como melhorar a memória? Use essas técnicas 🧠

Dominar as técnicas para melhorar a memória é essencial para os estudantes. Isso porque cada aluno deve memorizar muitas informações, que incluem datas, nomes, conceitos e aplicações de assuntos diversos.

É claro que não existe apenas um método de estudo e não é algo rígido; pelo contrário, o ideal seria ter uma certa flexibilidade, para encontrar o método de aprendizagem mais adequado para você. Afinal, não somos robôs e nem todos aprendem da mesma forma.

🌐Clique aqui para acompanhar o canal do Guia Foco no Instagram. É de graça!

Técnicas para melhorar a memória

Muitas técnicas de estudo foram desenvolvidas ao longo da história. Dos mais antigos aos mais recentes, nesse conteúdo vamos mostrar os simples, mas eficazes.

1 – Técnica do Loci ou Palácio da Memória

O termo “Loci” é latino que tem como significado a palavra “lugares”. Segundo várias fontes, este método foi usado por muitos oradores da Roma Antiga para relembrar seus discursos.

técnica loci é excelente para aplicar tanto nos estudos quanto no dia a dia, por exemplo, quando você tem que fazer um discurso em público.

Para aplicar a técnica dos loci você deve primeiro pensar em um lugar ou itinerário que você possa visualizar com muita clareza na sua cabeça. Qualquer lugar que tenha pontos de referência ou que você conheça bem já é o suficiente.

Use essas técnicas para melhorar a memória
Conheça as técnicas eficientes para melhorar a memória.

Após identificar o local familiar e os pontos de referência nele contidos, deverá proceder à associação dos pontos de referência às informações para serem memorizados. As informações podem então ser transformadas em “palavras-chave” ou em imagens absurdas.

A imaginação é tudo nessa técnica: uma vez concluídas as operações preliminares, imagine-se na primeira parte da viagem e associe a primeira palavra-chave identificada a ela. Proceda desta forma para todas as etapas, continuando a associar as demais palavras-chave ou imagens.

Quando tiver que revisar um capítulo que acabou de estudar, ou antes, de uma apresentação, você deve refazer todas as etapas do caminho, relembrando os conceitos-chave que associou a eles.

Assista abaixo ao vídeo da BBC News e entenda mais sobre como funciona a técnica do Palácio da Memória.

2 – Palavras de fixação

A técnica das palavras de fixação pode ser usada para memorizar listas que precisam ser lembradas em uma ordem bem definida.

Esse método envolve associar conceitos que conhecemos bem e não podemos esquecer (os números de 1 a 20, por exemplo) com novos conceitos para lembrar nessa ordem específica.

Por exemplo, se quisermos memorizar os planetas por ordem de proximidade do Sol:

  • Mercúrio,
  • Vênus,
  • Terra,
  • Marte,
  • Júpiter,
  • Saturno,
  • Urano e
  • Netuno.

A palavra de fixação representa uma espécie de gancho, ao qual podem ser fixadas as informações a serem armazenadas. Logo, portanto, é um lembrete que pode ajudar a lembrar outros termos.

VEJA TAMBÉM: Saiba como usar mapas mentais para estudar [guia completo]

Dicas gerais para melhorar a memória

Os seguintes pontos também podem ser úteis durante o estudo:

Escuta ativa

Esse método de estudo não inclui apenas a fase de estudo propriamente dita, mas começa por ouvir as aulas com atenção. Dedique-se a ouvir ativamente as aulas e anote em algum papel as perguntas para fazer ao professor.

Use mapas mentais

Crie seus mapas mentais para sintetizar informações e ter tudo em mãos para revisar posteriormente de forma rápida e conforme suas dificuldades.

Repita em voz alta

O ato simples de repetir em voz alta o que você estudou ajuda você a se ouvir e a entender se realmente assimilou determinados conceitos.

Teste-se

Quando estiver em provas ou avaliações, tenha confiança e tente deixar a ansiedade para trás.

Organização e planejamento

Por fim, organize bem a sua aprendizagem, dividindo o programa a estudar em vários dias e depois calculando o tempo a dedicar a cada parte (considerando o potencial de imprevistos). Ao mesmo tempo, certifique-se de fazer pausas e dormir bem.

LEIA DEPOIS: Entenda como a gestão do tempo pode ajudar nos estudos


Sofia Maria
Jornalista. Acredita que a leitura de informações sobre educação e carreira é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *