Saiba o que vestir para uma entrevista de emprego em 2023
No exigente mercado de trabalho de hoje, saber o que vestir para uma entrevista de emprego é uma ótima e rápida oportunidade para causar uma boa impressão nos contratantes, entre centenas de outros candidatos que tentam conseguir determinada vaga.
Embora a maioria dos candidatos ao emprego tente todos os truques possíveis para parecer a escolha certa para uma determinada empresa, muitos ignorarão o poder das cores que usam em uma entrevista, para tornar sua primeira impressão eficaz.
🌐Clique aqui para acompanhar o canal do Guia Foco no Instagram. É de graça!
Você vai encontrar nesse conteúdo:
O que vestir para uma entrevista de emprego
Entenda abaixo alguns elementos que poderão fazer você se destacar nesse dia tão importante.
O poder das cores em uma entrevista de emprego
As cores são emotivas e podem fazer uma pessoa parecer forte ou fraco, confiante ou passivo, dependendo de como são usadas. Embora, em última análise, seja a sua ética de trabalho e as suas qualificações que lhe darão o emprego, usar as cores certas pode, pelo menos, proporcionar-lhe aquela cobiçada segunda entrevista na qual poderá transmitir a sua competência.
Então, aposte na sua vestimenta para causar aquele impacto de primeira vista.
Assim como os perfumes potentes, os trajes também têm camadas e trazem a sensação de profundidade ao usuário e fazem com que pareçam organizados.
LEIA DEPOIS: estratégias (certeiras) para se destacar em entrevistas de emprego
O que não vestir em uma entrevista de emprego
Usar um terno colorido demais (seja homem ou mulher) pode fazer com que os entrevistadores se lembrem de você, mas não necessariamente pelo melhor motivo.
Já que estamos no assunto, também é aconselhável evitar decotes e roupas curtas, pois eles distraem e podem desviar a atenção de sua personalidade e competência.
Cores das roupas ao se vestir para entrevista de emprego
Para entrevistas, ternos em cores como cinza sutil, preto fosco e azul-marinho uniformizam o visual de uma pessoa e formam uma tela neutra para o resto do conjunto.
Masculino ou feminino, rosa-claro e azul embelezam ambos os sexos e são ótimas opções de cores de camisa para animar com roupas de tom cinza ou preta. As cores parecem discretas, mas funcionam para adicionar um toque de cor ao traje sem parecer muito autoritárias.
Ótima para cargos de nível não gerenciais baseados em ambientes de escritório conservadores, outra cor que pode ser chamada de “pau para toda obra” é o branco. Viva e clean, a camisa branca confere um visual imponente e profissional a todo o conjunto e pode criar um impacto marcante em alguém.
Os acessórios em uma entrevista de emprego
Os acessórios compõem todo o look da entrevista. Embora possa parecer que as cores das roupas chamem atenção para quem as usa, isso está longe de ser verdade. Joias minimalistas como brincos de zircão ou diamante de bom gosto, ou um relógio, uma bolsa elegante em cores suaves ou lenços e gravatas em padrões delicados ajudam a dar um acabamento mais polido e refinado a todo o perfil.
Se alguém está buscando uma posição gerencial, gravatas e lenços em cores autoritárias como o vermelho podem ser uma declaração ousada e dar ao entrevistador uma sensação mais confiante. Tons mais suaves, como amarelos suaves ou verdes claros para os mesmos acessórios, ficam refrescantes em terninhos brancos ou bege e dão um ar de acessibilidade a um entrevistado que procura um cargo mais voltado para as pessoas.
VEJA TAMBÉM: essas são as carreiras ideais para os introvertidos
Por fim, lembre-se de que uma entrevista é uma oportunidade para a sua personalidade e competência brilharem. Roupas e acessórios devem desempenhar apenas um papel coadjuvante no dia decisivo e, portanto, quanto mais elegante e de bom gosto for o seu look, melhor.
Menos é sempre mais quando se trata de uma entrevista e deve ser o lema em mente quando você se veste para garantir um próximo encontro com a empresa
Sofia Maria
Jornalista. Acredita que a leitura de informações sobre educação e carreira é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional.