Saiba como ser efetivado no estágio: 6 dicas para por em prática
Já pensou sair da graduação e conquistar um emprego? Veja aqui como ser efetivado no estágio.
Seu estágio é o seu trampolim para o mundo profissional, e a maioria das empresas vê essas oportunidades como uma forma de explorar talentos em início de carreira.
Se você é estagiário, a possibilidade de transição de sua função para uma posição permanente pode estar mais perto do que imagina.
Porém, garantir uma oferta de trabalho após um estágio exige muito mais do que entregar ótimos resultados. Vou te passar dicas para aumentar suas chances de garantir aquela oferta de emprego após o estágio.
🌐Clique aqui para acompanhar o canal do Guia Foco no Instagram. É de graça!
Você vai encontrar nesse conteúdo:
Dicas de como ser efetivado no estágio
Pegue o papel e caneta, anote as dicas!
1. Demonstre capacidade e flexibilidade
Criar uma boa impressão vai além de entregar tarefas com eficiência. Trata-se de mostrar sua adaptabilidade no ambiente de trabalho. Essas características sinalizam ao seu empregador que você é um indivíduo dedicado e autodisciplinado, capaz de assumir responsabilidades e lidar com mudanças.
Para isso, comece compreendendo suas aspirações profissionais e alinhando-as com as expectativas de seu supervisor. Você pode demonstrar sua versatilidade e potencial:
- Seja voluntário(a) de forma proativa em novos projetos e mostre sua vontade de aprender e crescer;
- Colabore efetivamente com outras pessoas, ouça todas as ideias e contribua adequadamente quando solicitado;
- Comunicando suas ideias;
- Fique em dia com os prazos;
- Demonstre capacidade de trabalhar de forma independente e em equipe.
CONFIRA: saiba como mudar de cargo na mesma empresa que trabalha
2. Mostre entusiasmo e iniciativa
Um estágio pode ser a sua primeira incursão no mundo profissional, onde tudo será novo – as pessoas, o trabalho e a cultura. Portanto, em caso de dúvida, abrace a curiosidade, faça perguntas pertinentes e demonstre gosto por aprender, isso irá diferenciá-lo.
Procure ser um aprendiz rápido, adaptável à cultura do local de trabalho e alinhado aos objetivos gerais da empresa.
3. Invista tempo na compreensão da empresa
Familiarize-se com os objetivos, valores, missão, desafios principais e posição da empresa no setor em geral. Compreender a importância da sua função (ou departamento) dentro da estrutura permitirá que você contribua de forma eficaz, melhorando assim os resultados da empresa ou instituição.
Além disso, com uma infinidade de informações sobre a história, serviços e produtos da empresa, você sempre terá algo para discutir com seus potenciais mentores e aliados dentro da organização.
4. Construa um relacionamento com sua equipe
As empresas procuram funcionários que trabalhem bem em equipe e tenham habilidades que contribuam para o moral geral, a energia e as realizações da equipe. Portanto, é fundamental focar em como você interage com sua equipe, incluindo seu supervisor ou gerente direto, superiores, colegas e outros.
Um exemplo é preparar algumas perguntas bem pensadas sobre a empresa, função ou projetos quando você se reunir com seu supervisor.
Identifique seus pontos fortes na dinâmica de grupo e áreas de melhoria. Cultivar estas relações de trabalho não só impulsiona o seu crescimento pessoal e profissional, mas também o aproxima de uma potencial oferta de emprego a tempo inteiro.
5. Busque feedback construtivo
Ninguém espera que você saiba tudo. Os empregadores, no entanto, apreciam os indivíduos dispostos a fazer um esforço extra para oferecer o melhor desempenho. Solicitar feedback demonstra visão e uma mentalidade orientada para o crescimento. Essa abordagem demonstra a sua ambição e compromisso com o progresso dentro da empresa
Além disso, solicite uma avaliação de desempenho ao seu gerente para avaliar as realizações. Reuniões regulares de feedback podem facilitar o estabelecimento de metas e manter sua trajetória de desenvolvimento no caminho certo.
6. Seja acessível, mas profissional
Seja remoto ou presencial, veja seu estágio como uma entrevista prolongada. A impressão que você causar ao longo desse período será fundamental para garantir oportunidades de emprego, seja por meio de recontratação ou recebimento de indicações sólidas da empresa.
Por isso é muito importante sempre apresentar o seu melhor profissional. Comporte-se bem e mostre a eles como você seria como funcionário em tempo integral:
- Mantenha a ética de trabalho profissional;
- Respeite o decoro da empresa;
- Seja pontual;
- Seja educado e confiante.
LEIA DEPOIS: entenda a importância de um currículo atualizado
Como ser efetivado no estágio (dica extra)
Seu sucesso em uma empresa depende significativamente de quão bom você é em colaborar com a equipe e quão forte é sua rede. Portanto, não se limite apenas ao seu departamento. Estabeleça conexões com colegas, funcionários e estagiários em vários departamentos.
Isso não só melhorará suas habilidades interpessoais e de comunicação enquanto constrói sua rede pessoal, mas também sua chance de conseguir uma oferta de emprego.
👋Aqui estão algumas dicas práticas de networking:
- Ofereça ajuda no trabalho da sua equipe para garantir o máximo de produtividade sempre que possível;
- Converse com seus colegas e superiores depois do trabalho e tenha uma conversa genuína sobre interesses comuns;
- Estabeleça metas de rede. Por exemplo, faça uma lista de pessoas com quem você gostaria de se conectar e aborde uma pessoa diariamente.
Outras perguntas sobre efetivação no estágio
É possível ser efetivado no estágio?
Sim, se for uma empresa privada. No caso do serviço público, o estagiário pode realizar concurso público para integrar o quadro efetivo ou ser colaborador do órgão, mas contratado de uma empresa terceirizada.
Como funciona a efetivação do estagiário?
Caso atenda aos requisitos e houver uma vaga efetiva aberta, a empresa pode optar pela contratação do estagiário. Mas, tudo depende do seu rendimento pessoal e profissional durante o tempo que passou na função supervisionada.
Como pedir para ser efetivado no estágio?
Sinalize ao seu supervisor sobre o interesse de permanecer na empresa, mesmo após o término da graduação. Seja gentil, educado e entregue os resultados propostos. Faça conexões reais com as pessoas.
Sofia Maria
Jornalista. Acredita que a leitura de informações sobre educação e carreira é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional.