Agente da Polícia Judicial: entenda o que faz e quanto ganha
Um dos cargos mais desejados em tribunais e ministérios públicos é de Agente da Polícia Judicial. Saiba ao longo do texto tudo sobre a carreira.
🌐Clique aqui para acompanhar o canal do Guia Foco no Instagram. É de graça!
Você vai encontrar nesse conteúdo:
O que é um agente da polícia judicial?
O profissional integra a carreira de técnico judiciário – área: administrativa – especialidade: agente da polícia judicial da Justiça Federal.
Após passar no concurso público, o interessado deve comprovar que possui diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Qual a função da polícia Judiciária?
O Agente da Polícia Judicial será responsável por:
- fazer atividades voltadas à proteção, à integridade e à segurança de ministros (magistrados), servidores, colaboradores, usuários e autoridades que ingressam nas áreas e instalações institucionais;
- executar as ações de policiamento ostensivo e preventivo relacionadas à proteção das áreas e instalações físicas nas dependências da instituição e respectivas áreas de segurança adjacentes;
- prezar por tarefas voltadas e à integridade dos bens e patrimônio da instituição e outras demandas.
Quanto ganha um agente de polícia judicial?
Para uma jornada de 40 horas semanais, o profissional ganha o inicial de R$ 9.773,56 (sendo o vencimento básico e gratificação de atividade de segurança).
LEIA DEPOIS:
- Saiba o que significa CR em concursos
- Melhores sites de questões para concursos públicos
- Confira dicas práticas para fazer uma boa redação em concursos
O que estudar para Polícia Judicial?
Segurança judiciária, noções de direitos humanos, noções de direito penal e processual penal e demais conteúdos do edital de abertura de interesse.
Sofia Maria
Jornalista. Acredita que a leitura de informações sobre educação e carreira é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional.