BlogEDUCAÇÃOÚLTIMAS NOTÍCIAS

Clareza na Redação Oficial: entenda tudo sobre o assunto

A clareza na Redação Oficial deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor.

Não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza tenha uma redação de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão.

A transparência é requisito do próprio Estado de Direito: é inaceitável que um texto oficial ou um ato normativo não seja entendido pelos cidadãos.

O princípio constitucional da publicidade não se esgota na mera publicação do texto, estendendo-se, ainda, à necessidade de que o texto seja claro.

Clareza na Redação Oficial

Para a obtenção de clareza, sugerem-se:

Simplicidade

Utilizar palavras e expressões simples, em seu sentido comum, salvo quando o texto versar sobre assunto técnico, hipótese em que se utilizará nomenclatura própria da área.

Curto e direto

Usar frases curtas, bem estruturadas; apresentar as orações na ordem direta e evitar intercalações excessivas. Em certas ocasiões, para evitar ambiguidade, sugere-se a adoção da ordem inversa da oração.

Uniformidade

Além disso, busque a uniformidade do tempo verbal em todo o texto.

Você sabia que Redação Oficial é uma das disciplinas mais cobradas em provas de concursos públicos? Importante estudá-la!

Evite isso

Não utilizar regionalismos e neologismos. Entenda abaixo a diferença entre eles:

REGIONALISMOSRegionalismos são palavras ou expressões típicas de uma determinada região geográfica, que podem variar em pronúncia, grafia ou significado em relação à norma culta. São como “dialetos” locais, que enriquecem a diversidade da língua, mas podem não ser compreendidos por falantes de outras regiões.
NEOLOGISMOSJá os neologismos são palavras ou expressões recém-criadas, muitas vezes surgidas para nomear novos conceitos, objetos ou tecnologias. Eles podem ser formados a partir de radicais já existentes na língua ou de empréstimos de outras línguas. Os neologismos demonstram a dinâmica da linguagem, que se adapta constantemente às mudanças sociais e culturais.
Diferença entre regionalismos e neologismos.

Regras de Português

Lembre-se de pontuar adequadamente o texto e explicitar o significado da sigla na primeira referência a ela.

Exemplo: “OInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE divulga com frequência dados sobre a população brasileira.”

Regras em outros idiomas

Ao utilizar palavras e expressões em outro idioma apenas quando indispensáveis, em razão de serem designações ou expressões de uso já consagrado ou de não terem exata tradução. Nesse caso, grafe-as em itálico.

Leia aqui um conteúdo completo sobre Redação Oficial

Siga-nos no


Sofia Maria
Jornalista. Acredita que a leitura de informações sobre educação e carreira é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Compartilhe