Os benefícios da leitura para a saúde mental
Apesar das recentes controvérsias sobre quais livros deveriam ocupar as prateleiras das escolas e bibliotecas, há pouco debate sobre se a literatura expande a mente. Mas será que o ato melhora nosso bem-estar? Conheça os benefícios da leitura para a saúde mental.
Os pesquisadores da área investigaram o impacto das experiências de leitura e a relato de evidências de benefícios promissores para a saúde mental e social.
🌐Clique aqui para acompanhar o canal do Guia Foco no Instagram. É de graça!
Seja lendo sozinho ou com outros, as pessoas estão encontrando conexão e significado entre as páginas, impulsionando sua saúde mental ao longo do caminho. Agora os profissionais estão explorando novos modelos utilizando as artes literárias para apoiar a saúde mental em clínicas, salas de aula e comunidades em todo o mundo.
Você vai encontrar nesse conteúdo:
Os benefícios da leitura apoiados pela ciência
Embrulhar-se em um bom livro faz bem à saúde. ❤️
A experiência de estar imerso ou envolvido durante a leitura de uma história é chamada de absorção narrativa e serve mais do que uma experiência intrinsecamente prazerosa – também pode melhorar a nossa sensação de bem-estar.
Os pesquisadores acreditam que transportar-nos mentalmente para longe do ambiente físico pode proporcionar uma fuga ou uma oportunidade para uma contemplação significativa.
A leitura não apenas oferece essas oportunidades, mas também nos ajuda a dar sentido ao nosso mundo.
CONFIRA: use esses trecos para melhorar sua memória
O papel dos livros de ficção
Num estudo de neuroimagem, os participantes que leram mais ficção narrativa tiveram maior ativação de partes do córtex pré-frontal envolvidas na tomada de perspectiva ao ler texto contendo contexto social. Essa maior ativação pode explicar parcialmente a correlação entre a leitura ao longo da vida e a capacidade de compreender como as pessoas estão pensando.
Uma boa história tende a ficar com você também – e os benefícios também: os impactos da leitura na saúde duram muito após largarmos o livro. Isso porque algumas pesquisas mostrando reduções nos sintomas de depressão que persistem meses ou até anos depois em adultos.
E a leitura não só pode ajudar a tornar a vida mais digna de ser vivida, mas também está associada a uma vida mais longa. Um estudo descobriu que adultos mais velhos que leem livros regularmente tiveram redução de 20% na mortalidade em comparação com aqueles que não leram.
Os benefícios da leitura para saúde mental
Os profissionais de saúde utilizam livros e biblioterapia para apoiar a saúde mental de grupos que enfrentam vários desafios, incluindo ansiedade, depressão e luto.
Biblioterapia 🧠📒 |
A biblioterapia envolve normalmente a experiência de leitura, reflexão e discussão de literatura específica com um terapeuta individual ou em um ambiente de terapia de grupo, embora um terapeuta nem sempre esteja envolvido. |
Algumas pesquisas sugerem que os clientes podem se beneficiar da biblioterapia usada em conjunto com a terapia cognitivo-comportamental mais tradicional ou com o aconselhamento do luto.
Embora a eficácia da biblioterapia exija mais investigação, essa intervenção já mostrou alguns resultados promissores entre pessoas com diferentes problemas. Esse é um dos benefícios da leitura para saúde mental.
Os investigadores relataram que as experiências de leitura partilhadas ajudaram a aliviar os sintomas depressivos em pacientes submetidos a cirurgia, diminuíram os sintomas cognitivos e emocionais em pacientes com demência. Também melhoraram o funcionamento cognitivo e psicológico em pacientes com psicose.
A revisão sistemática citou os efeitos positivos da biblioterapia em 13 estudos, indicando que o tratamento ajudou a promover a autonomia. Por fim, dando às pessoas um sentido de agência e controle nas suas vidas.
LEIA DEPOIS: saiba as características de uma pessoa verdadeiramente inteligente
A leitura como compreensão
Um estudo descobriu que leitores frequentes de ficção possuem melhores habilidades sociais. Logo, ao se deixar absorver por uma história, você pode obter mais empatia.
Ler e responder à ficção pode promover a compreensão dos jovens sobre a natureza humana e o seu lugar no mundo. Ainda, especialmente, se os textos forem tematicamente relevantes e acompanhados de atividades de escrita que reflitam sobre experiências pessoais relacionadas com a leitura.
Identificar-se com personagens que passam por experiências semelhantes pode confortar os leitores, sabendo que eles não estão sozinhos em suas lutas ou dores.
Sofia Maria
Jornalista. Acredita que a leitura de informações sobre educação e carreira é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional.