CARREIRAÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quantas horas extras posso fazer por dia? Confira

Se você é colaborador celetista e alguém te pediu para ficar um tempo a mais no escritório, uma dúvida pode surgir: quantas horas extras posso fazer por dia? Saiba aqui como funciona.

🌐Clique aqui para acompanhar o canal do Guia Foco no Instagram. É de graça!

Quantas horas extras posso fazer por dia

Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o limite máximo de horas extras que um trabalhador pode fazer por dia é de 2 horas. Isso significa que, se a jornada de trabalho diária for de 8 horas, o trabalhador pode, no máximo, trabalhar 10 horas, considerando as horas extras.

Existe uma exceção a essa regra, que permite que o limite de 2 horas diárias seja superado em casos de necessidade imperiosa, como para atender à realização ou conclusão de serviços inadiáveis, ou cuja inexecução possa acarretar prejuízo manifesto. Nesse caso, o limite de horas extras diárias pode ser de 4 horas.

Horas extras no estágio

Essas regras não valem para o estágio.

A legislação brasileira proíbe o pagamento de horas extras para estagiários, pois o objetivo principal do estágio é educacional, e não produtivo.

LEIA DEPOIS: Método Ivy Lee: melhore sua produtividade com a técnica

Entenda a relação de hora extra no trabalho.

Como funciona o pagamento de hora extra

O pagamento das horas extras deve ser feito com acréscimo de, no mínimo, 50% sobre o valor da hora normal de trabalho. Se as horas extras acontecerem em domingos, feriados ou nos dias compensados de descanso semanal remunerado, o acréscimo deve ser de, no mínimo, 100%.

Seja para salários altos ou salário mínimo.

É importante ressaltar que o empregador deve registrar as horas extras prestadas pelo trabalhador, seja na carteira de trabalho, seja em livro ou ficha de registro. Além disso, o não cumprimento dessa obrigação pode gerar multas para a empresa.

Exemplos sobre aplicação da hora extra

Aqui estão alguns exemplos de como o limite de horas extras funciona na prática:

Jornada de trabalho de 8 horas

Um trabalhador com jornada de trabalho de 8 horas por dia pode fazer, no máximo, 2 horas extras por dia, totalizando 10 horas de trabalho.

Jornada de trabalho de 6 horas

Outro caso: um colaborador com jornada de trabalho de 6 horas por dia pode fazer, no máximo, 1 hora extra por dia, totalizando 7 horas de trabalho.

Limite máximo de hora extra

Em caso de necessidade excepcional, um trabalhador com jornada de trabalho de 8 horas por dia pode fazer, no máximo, 4 horas extras por dia, totalizando 12 horas de trabalho.

Por fim, é importante que o trabalhador esteja atento aos limites de horas extras estabelecidos pela CLT, para evitar problemas com o empregador.

Gostou do conteúdo? Conta aí nos comentários.

VOCÊ PODE GOSTAR: Como abordar um recrutador no LinkedIn? Dicas e exemplos


Sofia Maria
Jornalista. Acredita que a leitura de informações sobre educação e carreira é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Compartilhe