Saiba como resumir sua pesquisa para congresso científico
Vai participar de um evento e precisa saber como resumir sua pesquisa para um congresso científico? Vamos explicar para você.
O material é importante, pois é por meio dele que se dispõe como participante para apresentar um trabalho como resumo científico ou em um paper.
🌐Clique aqui para acompanhar o canal do Guia Foco no Instagram. É de graça!
Você vai encontrar nesse conteúdo:
Como resumir sua pesquisa para congresso científico
Separamos algumas dicas para você colocar em prática. Vamos lá?!
1. Seja objetivo
Ao fazer seu resumo de um trabalho para submissão em um congresso científico, lembre-se que você precisa ser objetivo.
Os congressos possuem regras muito claras e boa parte deles, só aceitam resumos com limite entre 200 e 500 palavras, ou seja, há um limite de palavras. Para os papers, vale o mesmo. Há limite de páginas para envio.
Fique atento(a) a isso e seja bastante conciso!
“Escrever é cortar palavras.”– Carlos Drummond de Andrade
Então, menos é mais! Seja o mais sucinto possível, mas sem perder a qualidade daquilo que você tem para dizer. E quando você for escrever, comece por aquilo que é mais importante no seu trabalho.
E o que seria mais importante? Redija sobre o objetivo da sua pesquisa! Comece a primeira fase do seu resumo com alguma das frases abaixo:
- O objetivo desse trabalho é…
- A pesquisa pretende…
- O objetivo desse resumo foi…
Utilize informações que chamem a atenção do avaliador. Geralmente, os profissionais que avaliam recebem muitas pesquisas para avaliar e precisam filtram aqueles que podem ser de fato agregador. Por exemplo, de 50 trabalhos enviados, o avaliador qualifica somente dois ou três resumos.
Por isso, faça os olhos do avaliador brilhar com o seu texto. Não faça ele ser só mais um entre os demais conteúdos enviados pelos estudantes interessados.
2. O que não colocar e o que colocar
Não utilize siglas ou referências bibliográficas em seu resumo. E se for um congresso internacional, faça a referência com foco no contexto brasileiro.
Você precisa localizar no tempo e no espaço, desde o título do seu trabalho, especialmente quando se tratar de um congresso internacional. Veja abaixo alguns exemplos:
- Análise do solo no nordeste brasileiro entre 2000 e 2010
- A mudança do clima no Rio de Janeiro em 2016
3. Atente-se ao tema do congresso
Há excelentes pesquisas, mas são recusadas porque o teor dela não tem nada a ver com o tema do evento. Um erro muito comum dos interessados é pegar o resumo da dissertação – do jeito que está – e submete para um congresso científico. Isso é um equívoco!
Você pode pagar o resumo da dissertação, verificar o que tem de relação com o tema do evento e escrever isso. Assim, você terá mais chance de ser aprovado(a).
Outro fator é sobre a leitura atenta da chamada de submissão de artigos para o congresso para verificar se o seu trabalho se adequa. Isso porque há chamadas para minicursos, palestras e outros. Logo, além de resumos científicos, você pode submeter sua pesquisa de outras formas. Aproveite as oportunidades!
Leia com bastante atenção ao edital da chamada para submissão de trabalhos de artigos para verificar exatamente todas as possibilidades de participação.
CONFIRA: como vencer a procrastinação nos estudos
4. Tradução da pesquisa
Outra coisa que muitos são desatentos é na hora de traduzir o resumo para a língua estrangeira. Se você usa o Google tradutor, o avaliador vai bater o olho e já vai recursar por mais que seu trabalho esteja incrível. Afinal de contas, você estará em um congresso que a língua oficial será o inglês ou espanhol e não seu deu ao trabalho de revisar. Logo, não estará apto a participar.
Cuidado também com a forma que o edital exige que o resumo seja feito. Alguns editais pedem um resumo estruturado, ou seja, aqueles que têm que colocar: objetivo, metodologia, bons resultados e outros elementos que solicitar.
Não envie nada diferente daquilo que foi cobrado no edital da chamada. Sua pesquisa pode ser excelente, mas ela não vai estar ali no evento ou programação se não for aprovada.
5. Linguagem acadêmica
Um resumo científico não é uma peça de divulgação científica de popularização da ciência. Quando você está escrevendo um resumo tem vários termos técnicos que só pessoas com formação da sua área entendem e você não precisa explicar essas palavras. Lembre-se: menos é mais.
Em síntese, não perca o seu tempo explicando uma coisa que já é um senso comum daquela área ou o uso de jargões, por exemplo.
6. Persuasão
No seu resumo dê voz e vez aos elementos que mostrem a inovação da sua pesquisa e que ela tem de diferente de tudo o que está publicado hoje. Você precisará usar da linguagem de persuasão, mesmo porque quando você submete o artigo, é preciso convencer quem ler o texto que aquela pesquisa é importante.
Então use a persuasão e mostre seu diferencial! ✨
LEIA DEPOIS: use a gestão do tempo nos estudos ao seu favor
Outros cuidados ao resumir sua pesquisa para congresso
Veja mais dicas que podem ser úteis na sua jornada acadêmica:
- Não copie e cole o resumo da sua dissertação;
- Alguns congressos exigem o artigo original completo;
- Alguns eventos podem cobrar material inédito, então cuidado ao querer enviar conteúdo já publicado em revistas.
Uma dica final é não deixar para a última hora. Na hora da submissão, reserve um dia somente para isso. Geralmente, há muitos formulários a preencher e isso leva tempo.
Além disso, outros fatores podem interferir como a internet lenta, página com carregamento difícil e enfim.
Sofia Maria
Jornalista. Acredita que a leitura de informações sobre educação e carreira é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional.