EDUCAÇÃOÚLTIMAS NOTÍCIAS

Como ter autodisciplina (e por que isso é importante)

Muitas pessoas têm talentos incríveis. O problema é que a habilidade e a inteligência brutas não são suficientes para levá-lo pela vida. Para ter sucesso, você também precisa de autodisciplina para concentrar esses talentos.

🌐Clique aqui para acompanhar o canal do Guia Foco no Instagram. É de graça!

Se há uma única habilidade que pode determinar até onde você irá na vida, é a autodisciplina. Sem ele, você se atrapalhará sem objetivos claros e potencialmente desperdiçará dons naturais ou até mesmo habilidades conquistadas com dificuldade. 

Diante disso, falaremos sobre cinco maneiras de cultivá-lo. Porém, antes disso, vamos falar um pouco mais sobre a importância da autodisciplina!

Adquira Aqui o Livro ‘O poder da autodisciplina’ de por Giovanni Dienstmann

Por que você precisa de autodisciplina para ter sucesso

Vamos definir o cenário. É tarde da noite, você tem um projeto importante para entregar no dia seguinte, mas ainda não começou a trabalhar nele. 

No final das contas, você estava esperando a inspiração surgir, o que obviamente impactou o início do projeto. O problema é que a inspiração e a motivação muitas vezes não chegam quando você mais precisa.

Em vez disso, você precisa “desejar” fazer o que for necessário quando necessário.

Esse impulso de fazer as coisas, mesmo quando você não tem vontade, é o que chamamos de “autodisciplina”. Estudos demonstraram que é um dos indicadores de sucesso mais importantes e aqui está o porquê:

  • A disciplina geralmente se traduz em uma melhor ética de trabalho.
  • Quanto mais disciplinado você for, maior será a probabilidade de manter hábitos físicos e mentais saudáveis .
  • Com disciplina suficiente, você pode se concentrar nas tarefas que precisa realizar, mesmo que se sinta desmotivado.

Em um momento ou outro, você provavelmente já encontrou uma pessoa que faz tantas coisas que suspeita que ela seja um robô. Eles farão malabarismos com aulas, trabalho, hobbies, clubes e muito mais, ao mesmo tempo em que se destacam em quase tudo que fazem. 

Em alguns casos, você pode atribuir isso ao talento bruto, mas geralmente é tudo uma questão de autodisciplina incrível. 

No entanto, a inteligência e a habilidade naturais só o levarão até certo ponto se você não tiver o impulso (ou autodisciplina) para colocá-las em uso.

O impulso de fazer as coisas, mesmo quando você não tem vontade, é o que chamamos de “autodisciplina”

5 passos para cultivar a autodisciplina

A autodisciplina é como um músculo. Você precisa exercitá-lo regularmente até que se torne parte de você, como um hábito (apenas um bom hábito, neste caso). 

Irei abordar cinco etapas para ajudá-lo a cultivar a autodisciplina.

1. Estabeleça metas e responsabilize-se por elas

Para exercer a autodisciplina, você precisará atingir uma meta. Pode ser qualquer objetivo que você desejar, desde ficar em forma, aumentar sua produtividade no trabalho, acordar mais cedo e praticamente qualquer outra coisa, seja para carreira ou algo pessoal. 

Ter uma meta pela qual trabalhar permitirá que você valorize seu progresso à medida que avança. Além disso, você terá uma desculpa para exercitar sua autodisciplina todos os dias.

Para começar, faça uma lista das áreas da sua vida que você deseja melhorar. Isso pode incluir hábitos que você deseja formar ou abandonar, projetos que deseja realizar e muito mais. 

Em seguida, mergulhe-os em duas categorias:

  1. Metas de curto prazo. Por exemplo, forçar-se a acordar mais cedo é algo que você pode realizar de um dia para o outro. No entanto, você precisará de autodisciplina para seguir o caminho.
  2. Metas de longo prazo.  Conseguir uma promoção no trabalho é um excelente exemplo de meta de longo prazo. Para ter sucesso, você precisará se esforçar para ter um desempenho melhor no escritório, impressionar seus superiores e permanecer produtivo mesmo quando não estiver com vontade.

Depois de ter objetivos claros, recomendamos que você experimente um sistema para ajudá-lo a acompanhar seu progresso.

Por exemplo, você pode usar aplicativos de tarefas pendentes para riscar cada meta à medida que você a realiza ou para observar quando está progredindo.

CONFIRA: saiba técnicas para melhorar sua produtividade com o método Ivy Lee

2. Cuide do seu corpo

Muitas vezes, nosso corpo pode ser nosso maior inimigo. Deixando as doenças de lado, alguns dias você simplesmente não terá muita energia. 

Você pode ficar com dor de estômago ou dor de cabeça, ou seus olhos podem ficar cansados ​​​​por tanto tempo na tela.

Tudo isso pode  impactar negativamente sua produtividade e minar sua motivação para realizar qualquer coisa. Com autodisciplina suficiente, você ainda será capaz de seguir em frente.

Sejamos honestos: é muito mais fácil ser disciplinado quando você está se sentindo bem. Diante disso, a atitude inteligente é começar a cuidar melhor do seu corpo, para que ele não o decepcione quando precisar se dedicar a alguma tarefa. 

Aqui está um rápido resumo de como você pode se tornar uma pessoa mais saudável:

  • Trabalhe para melhorar seus hábitos de sono e descansar o suficiente todas as noites.
  • Dê uma olhada na sua alimentação e, se possível, consulte um nutricionista para verificar se é necessário fazer alguma alteração .
  • Exercite-se regularmente;
  • Encontre tempo para relaxar, para não desenvolver esgotamento .

No entanto, tudo isso é mais fácil de falar do que fazer. 

O desenvolvimento de cada um desses hábitos pode levar semanas ou meses e geralmente exige disciplina. No entanto, quanto melhor se sentir o seu corpo, mais fácil será dar 100% ao que você está fazendo.

3. Faça suas tarefas mesmo quando não se sentir motivado

A parte mais difícil de cultivar a autodisciplina é forçar-se a ser produtivo quando não lhe apetece. Até mesmo a palavra “forçar” soa como se você estivesse prestando um péssimo serviço a si mesmo. 

No entanto, é também a palavra que descreve com mais precisão a luta para fazer as coisas apenas por pura vontade.

Mesmo que você esteja se sentindo ótimo e cheio de energia, haverá momentos em que você não desejará realizar nenhum trabalho, mesmo que seja  necessário.

Essa falta de motivação também não afeta apenas o trabalho. Você pode simplesmente não ter vontade de ir à academia ou preparar uma refeição saudável. Nenhuma dessas coisas é o fim do mundo, mas são oportunidades perfeitas para exercitar sua autodisciplina.

Para se ‘forçar’ a trabalhar mesmo quando não tem vontade, existem vários pequenos truques que você pode usar para entrar em uma mentalidade produtiva:

⏳ Sente-se e trabalhe em algo por cinco minutos e pare se não tiver vontade de fazê-lo. Freqüentemente, apenas o ato de começar é suficiente para encontrar motivação, então esse truque é um dos favoritos.

🎁 Prometa a si mesmo uma recompensa quando você realizar as tarefas que precisa realizar.

🍎 Trabalhe em períodos curtos, para que você sempre tenha intervalos regulares integrados, como acontece com a Técnica Pomodoro .

🧍🏿‍♂️Obtenha um parceiro de responsabilidade que possa colocá-lo em forma quando você estiver improdutivo.

Todos esses truques são úteis. Porém, em algum momento, você só precisa arregaçar as mangas e sentar para trabalhar sem desculpas. 

Isso é o que está no cerne da autodisciplina e, com o tempo, você deverá estar pronto para prosseguir, sem ter que enganar seu cérebro para ser produtivo.

4. Remova o máximo de distrações possível

Autodisciplina significa adquirir uma mentalidade produtiva, mesmo quando você está cercado de distrações. No entanto, muitas vezes é muito mais simples remover completamente essas distrações, para que elas não afetem seu trabalho.

Se você trabalha em um computador (o que é muito comum), terá um número quase infinito de distrações. Você pode confiar apenas na autodisciplina para se manter no caminho certo ou pode bloquear os sites que mais o distraem enquanto você trabalha.

O processo de remoção de distrações dependerá do seu ambiente de trabalho. Para trabalhadores digitais, aqui está o que recomendamos:

  • Identifique seus maiores desperdícios de tempo online. Geralmente existem extensões de navegador disponíveis, como Webtime Tracker  para Chrome.
  • Encontre uma maneira de bloquear esses sites temporariamente. Assim como no item anterior, você também pode usar extensões para bloquear os sites que desejar.
  • Guarde seu smartphone enquanto trabalha. Por uma questão de conveniência, mantenha-o próximo, mas não tão facilmente acessível.

É claro que, dependendo do seu local de trabalho, você precisará encontrar suas próprias maneiras de eliminar distrações. 

Não ter nada que desvie sua atenção da tarefa em questão torna muito mais fácil permanecer disciplinado.

5. Mantenha seus novos hábitos

A autodisciplina é algo que você precisa cultivar. Para fazer isso, você precisará se esforçar para manter distância e atingir seus objetivos, mesmo quando não tiver vontade.

No entanto, sejamos honestos – todo mundo escorrega de vez em quando. Você pode acabar procrastinando o dia inteiro, comendo uma pizza inteira sozinho ou algo totalmente diferente. 

O importante é não deixar que deslizes atrapalhem você. Você sempre pode aprender com esses erros e permanecer atento para exercer mais disciplina e melhorar na próxima vez.

Claro, isso é mais fácil dizer do que fazer. No entanto, é provável que você note melhorias drásticas em sua vida assim que começar a exercer maior disciplina. 

O impulso também é importante, pois parar fará com que a mudança positiva diminua. Portanto, você precisa ser consistente, sem ser muito duro consigo mesmo. 

Afinal, você não quer que sua autodisciplina recém-adquirida se transforme em uma âncora restritiva.

LEIA DEPOIS: Como usar planner de forma eficaz e dicas

Se tivéssemos que escolher entre autodisciplina e talento bruto, escolheríamos o primeiro. Com autodisciplina suficiente, há muito pouco que você não possa aprender ou realizar. Porém, é algo que você precisa exercitar, caso contrário, acabará contando apenas com a motivação – o que é algo muito passageiro para depositar o seu futuro.

Basta decidir que você quer ser mais disciplinado e seguir as etapas para chegar lá, como:

  1. Estabelecer metas e responsabilizar-se por elas.
  2. Cuidando do seu corpo.
  3. Trabalhar em suas tarefas mesmo quando não estiver se sentindo motivado.
  4. Removendo tantas distrações quanto possível.
  5. Manter seus novos hábitos (mesmo que você escorregue de vez em quando).

Combinado? Boa sorte na jornada!


Sofia Maria
Jornalista. Acredita que a leitura de informações sobre educação e carreira é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *