BlogESTÁGIOÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com quantos anos pode fazer estágio? Saiba tudo!

Muitos jovens se questionam: com quantos anos pode fazer estágio, afinal? A idade mínima varia segundo a legislação de cada país e, em alguns casos, pode depender da área de atuação.

No entanto, existem algumas diretrizes gerais que podem ser aplicadas em diversos contextos.

🌐Clique aqui para acompanhar o canal do Guia Foco no Instagram. É de graça!

Lei do Estágio no Brasil (Lei n.º 11.788/2008)

No Brasil, a Lei do Estágio estabelece algumas regras para a realização de estágios, incluindo a idade mínima.

Em geral, para realizar um estágio no Brasil, o estudante precisa ter no mínimo 16 anos.

É importante ressaltar que existem algumas exceções e particularidades:

  • Estágios em áreas de saúde: em algumas áreas da saúde, como a Medicina, o estágio pode ter início em um semestre anterior ao último, desde que haja autorização da instituição de ensino.
  • Estágios não obrigatórios: estágios não obrigatórios, ou seja, aqueles que não fazem parte da grade curricular do curso, podem ser realizados por estudantes a partir de 14 anos, desde que tenham autorização dos pais ou responsáveis.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM: conheça como funciona o estágio no exterior

Realização de estágio em outros países

Em outros países, a legislação sobre estágios pode variar. Por exemplo:

  • Estados Unidos: a idade mínima para realizar um estágio nos Estados Unidos pode variar conforme o estado e o tipo de trabalho. Em alguns casos, menores de 16 anos podem realizar estágios em determinadas condições.
  • Países da Europa: a legislação sobre estágios na Europa também varia de país para país, mas, em geral, a idade mínima é de 15 ou 16 anos.

Benefícios de estagiar

O estágio permite que o jovem entre em contato com o mercado de trabalho e desenvolva habilidades diversas como trabalho em equipe, boa comunicação, resolução de problemas, proatividade e organização.

Além disso, o estágio pode ajudar o jovem a descobrir suas aptidões e interesses profissionais, facilitando a escolha de uma carreira e identificando o que não pretende fazer.

LEIA DEPOIS:


Sofia Maria
Jornalista. Acredita que a leitura de informações sobre educação e carreira é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Compartilhe