BlogEDUCAÇÃOÚLTIMAS NOTÍCIAS

Como colocar monitoria no Lattes: veja o passo a passo

Precisa atualizar seu perfil na plataforma e quer saber como colocar monitoria no Lattes? Veja aqui NESSE conteúdo completo – e atualizado!

Neste guia prático, vamos te mostrar como colocar monitoria no Lattes de forma rápida e eficiente, destacando suas habilidades e contribuições de maneira eficaz. Bora lá!

Navegue usando o índice abaixo:

O que é monitoria

A monitoria é uma atividade extracurricular valiosa que enriquece o currículo acadêmico e demonstra seu compromisso com a área de estudo.

Para garantir que essa experiência seja devidamente registrada e valorizada, é fundamental incluí-la no seu currículo Lattes ou currículo profissional, caso queira.

Como conseguir uma monitoria?

Para conseguir uma monitoria na faculdade, seja você graduando ou pós-graduando, o caminho geralmente envolve a abertura de editais pelas coordenações de curso ou departamentos.

É fundamental ficar atento a essas publicações, que detalham os requisitos, como ter sido aprovado na disciplina em que se deseja monitorar com boas notas, ter disponibilidade de horário e, em alguns casos, não possuir outras bolsas remuneradas.

O processo seletivo pode incluir a análise do histórico escolar, uma entrevista com o professor da disciplina ou coordenador do curso, e, por vezes, uma prova escrita sobre o conteúdo.

Além do benefício de aprofundar seus conhecimentos e auxiliar outros estudantes, a monitoria enriquece o currículo e pode oferecer bolsa de estudos ou contar como horas complementares.

Mas caso sua instituição de ensino não forneça editais, converse com seu professor e coordenador sobre o interesse de ser monitor. Coloque-se à disposição!

Como colocar monitoria no Lattes (guia)

Siga as instruções abaixo:

Passo 1

Entre no site do Lattes (https://lattes.cnpq.br/) e faça login com seu CPF e senha. Navegue até a seção “Atuação” no menu principal e clique em “Atuação profissional”.

Passo 2

A partir de agora, você precisa de atenção para preencher as informações com clareza:

  • Nome da instituição: informe o nome completo da instituição de ensino onde a monitoria foi realizada.
  • Vínculo: opte por bolsista se receber algum valor por isso ou outros caso não receba.
  • Enquadramento funcional coloque “Monitoria”.
  • Carga horária semanal: especifique a quantidade total de horas dedicadas à monitoria.
  • Dedicação exclusiva: clique apenas se for algo que demanda muito do seu tempo.
  • Período de início e término: indique o intervalo de tempo em que você atuou como monitor(a), incluindo mês e ano de início e término.
  • Outras informações: descreva o nome da disciplina ou área em que você atuou como monitor(a). Também detalhe as atividades que você realizava como monitor(a), como auxiliar alunos em dúvidas, preparar materiais complementares, realizar exercícios e atividades em conjunto, etc.

Ah, caso queira, pode inserir o nome do professor da disciplina para dar mais peso no seu currículo.

Passo 3

Após preencher todas as informações, revise cuidadosamente os dados inseridos para garantir que estejam corretos e completos.

Clique em “Salvar” para finalizar o cadastro da sua atividade de monitoria.

VOCÊ PODE GOSTAR: confira em quanto tempo o Lattes atualiza o currículo

Caso ainda tenha dúvidas, assista o conteúdo na playlist abaixo:

Exemplo de monitoria no perfil do Lattes

Use os modelos abaixo, caso precise:

Modelo 1

“Monitor(a) da disciplina A, do professor(a) B, entre janeiro e dezembro de 2023. Atividades realizadas: reforço sobre o conteúdo da disciplina, aplicação de exercícios, indicações de materiais auxiliares para estudo e outras ações”.

Modelo 2

“Realização de atividade de monitoria da disciplina A durante o período de B e C do ano de D, sob supervisão do docente E. Ainda, apoio em ações de aprendizagem em F”.

Aprenda como colocar monitoria no currículo Lattes e enriqueça seu perfil.
Aprenda como colocar monitoria no currículo Lattes e enriqueça seu perfil.

Dados adicionais sobre monitoria para se destacar

Quanto mais informações você fornecer sobre suas atividades de monitoria, melhor será a avaliação da sua experiência por quem olhar seu currículo Lattes.

Se possível, utilize números e dados para demonstrar o impacto positivo da sua monitoria, como o número de alunos auxiliados, o aumento do desempenho nas avaliações, etc.

Além disso, inclua palavras-chave relevantes na descrição das suas atividades para que seu currículo seja facilmente encontrado em pesquisas no Lattes realizadas por outras pessoas ou instituições.

LEIA DEPOIS: saiba curiosidades sobre o currículo Lattes CNPQ

Uma dica extra é: mantenha seu currículo atualizado. Inclua todas as suas experiências de monitoria no Lattes, mesmo as mais antigas. Isso demonstra seu compromisso com a área de estudo.

Ao seguir estas etapas e dicas, você estará no caminho certo para destacar suas experiências de monitoria no Lattes e valorizar ainda mais seu currículo acadêmico.

Como ganhar dinheiro com o currículo Lattes

Ganhar dinheiro com o Currículo Lattes é uma possibilidade viável para quem deseja monetizar seu conhecimento acadêmico e experiência profissional. Uma das formas mais promissoras é oferecer consultorias personalizadas para ajudar estudantes, pesquisadores e profissionais a criar ou otimizar seus currículos.

Muitas pessoas enfrentam dificuldades em estruturar suas informações de maneira estratégica e adequada às normas da plataforma. Como consultor, você pode cobrar por serviços que incluem a revisão de conteúdo, a organização de dados acadêmicos e a formatação ideal para destacar pontos fortes, aumentando as chances de seus clientes em seleções de bolsas, vagas de emprego ou programas de pós-graduação.

Indicação de produtos

Aprofunde-se mais no assunto! Obtenha produtos para você:

Livro “Cesar Lattes/Uma Vida” – Média de preço R$ 40
🛒 Onde comprar? Amazon

Livro “Como melhorar o currículo Lattes” – Média de preço R$ 10
🛒 Onde comprar? Amazon

Gostou de saber sobre como colocar monitoria no Lattes? Conta nos comentários!


Sofia Maria
Jornalista. Acredita que a leitura de informações sobre educação e carreira é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Todo o conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Cópia não autorizada será sujeita a penalidades legais.


Escreva seu e-mail abaixo para receber as novas publicações.

    Compartilhe