BlogCONCURSO PÚBLICOÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiba o que significa CR em concursos públicos

Tem interesse em determina seleção e percebeu uma sigla diferente? Entenda, de uma vez por todas, o que significa CR em concursos públicos.

A aprovação em um concurso público pode ser um divisor de águas na vida das pessoas, proporcionando estabilidade, segurança e qualidade de vida.

🌐Clique aqui para acompanhar o canal do Guia Foco no Instagram. É de graça!

O que significa CR em concursos públicos

O CR significa Cadastro de Reserva. Em concursos públicos, o CR é uma lista de candidatos aprovados, mas que não tiveram classificação dentro das vagas imediatas disponíveis no edital de abertura.

Saiba como funciona o cadastro de reserva (CR)

O edital indica qual é a relação de vagas para a formação do cadastro de reserva. Assim, os candidatos aprovados no CR são classificados por ordem de classificação geral.

Conforme surgem novas vagas, os candidatos do CR são convocados por ordem de classificação, até que todas as vagas sejam preenchidas internamente no órgão ou o prazo de validade do concurso termine.

Geralmente, os editais disponibilizam vagas para formação do cadastro de reserva devido às questões orçamentárias. Isso porque, ao inserir “vagas imediatas”, o órgão é obrigado a nomear os aprovados nas vagas ofertadas.

LEIA DEPOIS: conheça os melhores sites para praticar questões de concursos públicos

Uma imagem de mulher escrevendo em uma folha. Texto sobre o que significa CR em concursos públicos.
Saiba o que significa CR em concursos públicos.

Benefícios do cadastro de reserva (CR)

Conheça algumas vantagens de participar de uma seleção, mesmo que seja aprovado no cadastro de reserva:

  • Mesmo que não ocorra a nomeação inicialmente, o candidato no CR ainda tem chances de ser convocado durante a validade do concurso;
  • A participação em um concurso público pode ser uma experiência valiosa para o candidato, mesmo que não ocorra a nomeação.

Desvantagens do cadastro de reserva (CR)

O tempo de espera para a convocação do CR pode ser variável, dependendo da quantidade de vagas disponíveis e da rotatividade de servidores no órgão.

Além disso, gera a incerteza. Não há garantia de que o candidato do CR será nomeado, pois isso depende da abertura de novas vagas e disponibilidade orçamentária para cumprir com os pagamentos dos servidores ou empregados públicos.

Vale a pena se inscrever em um concurso com cadastro de reserva?

A decisão de se inscrever em um concurso com CR é individual e deve levar em consideração diversos fatores, como a área de interesse do candidato, a sua experiência profissional, o tempo de espera médio para convocação do CR naquela área e as suas expectativas de carreira.

Veja alguns exemplos de que vale a pena:

CONCURSO MPU 📒

O edital ofertou 47 vagas e o órgão convocou mais de 1.000 classificados para nomeação.

CONCURSO SENADO FEDERAL📒

A seleção contemplava apenas 22 vagas imediatas e já nomeou mais de 200 candidatos.

Dicas para quem está no CR

É importante acompanhar as publicações do órgão no qual você obteve a aprovação para ficar sabendo das vagas que estão sendo abertas.

Mesmo que você já tenha a aprovação no concurso, é importante continuar estudando e se atualizando na sua área de atuação. Isso aumentará suas chances de ficar melhor classificado e dentro das vagas nas próximas seleções.

O CR é uma oportunidade de conquistar a tão desejada vaga no serviço público. Mesmo que a espera possa ser longa, é importante manter a esperança e continuar se preparando para o momento da convocação.

VOCÊ PODE GOSTAR: entenda a diferença entre o servidor celetista e estatutário


Sofia Maria
Jornalista. Acredita que a leitura de informações sobre educação e carreira é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *