BlogCARREIRAÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conheça as profissões mais felizes [Ranking 2023]

Será que existem as profissões mais felizes ou seria história para boi dormir? Existem muitos fatores que podem contribuir para a felicidade no trabalho, como o salário, as oportunidades de crescimento, o ambiente de trabalho e a natureza das tarefas.

No entanto, um fator, frequentemente, negligenciado é a satisfação com o propósito da profissão.

🌐Clique aqui para acompanhar o canal do Guia Foco no Instagram. É de graça!

Pessoas que trabalham em profissões que acreditam serem importantes e que fazem a diferença no mundo são mais propensas a serem felizes em seu trabalho. Isso ocorre porque elas se sentem realizadas e motivadas por suas atividades.

Veja as profissões mais felizes conforme pesquisa

A empresa de tecnologia de recursos humanos Bamboo HR analisou mais de 1600 empresas de pequeno e médio porte em todo o mundo para descobrir como a satisfação e a felicidade no local de trabalho afetam os negócios.

A pesquisa, realizada entre janeiro de 2020 e junho de 2023, contou com a participação de mais de 57 mil funcionários de sete setores: saúde, finanças, construção, viagens e hospitalidade, restaurantes/alimentos e bebidas, educação e tecnologia.

Conheça abaixo o resultado das profissões mais felizes do mundo!

1. Área da construção

A construção civil – que, aliás, não para – é uma indústria dinâmica e em crescimento que oferece uma variedade de oportunidades de emprego, salários competitivos, muita demanda e outras variáveis.

2. Área de tecnologia

A área de tecnologia no Brasil é uma das mais promissoras do mercado de trabalho, com uma demanda constante por profissionais qualificados. Há procura por empregos em programação, sistema da informação, computação, processos, dados e muito mais.

Conheça as carreiras por área das profissões mais felizes do mundo.
Conheça as carreiras por área das profissões mais felizes do mundo.

3. Área de finanças

A área de finanças é uma área ampla que abrange uma variedade de funções, desde o gerenciamento de orçamentos e contas até a análise de investimentos e a tomada de decisões estratégicas.

Os cargos na área de finanças podem ser encontrados em organizações públicas e privadas, de pequenas empresas a grandes corporações.

CONFIRA: remuneração dos servidores do Governo Federal

4. Área de organizações sem fins lucrativos

As organizações sem fins lucrativos (OSFLs) são organizações que não pretendem gerar lucro, mas sim promover uma causa social ou ambiental.

Trabalhar em uma OSFL pode oferecer uma série de vantagens, incluindo: satisfação pessoal, contato com as pessoas, auxílio em demandas.

5. Área alimentícia

O mercado de trabalho para quem é do ramo alimentício é promissor e oferece uma variedade de oportunidades.

O setor de alimentos e bebidas é um dos maiores e mais dinâmicos da economia brasileira, representando cerca de 10% do PIB.

6. Área de viagens e hospedagem

O mercado de trabalho de viagens e hospedagem é um dos mais dinâmicos e promissores do mundo.

O setor é responsável pelo planejamento, organização e execução de viagens e estadias, e inclui uma ampla gama de atividades, desde o transporte e acomodação até a alimentação e entretenimento.

7. Área educacional

Ser professor é uma profissão desafiadora, mas também muito gratificante. Os professores têm a oportunidade de fazer a diferença na vida de seus alunos, ajudando-os a aprender e a crescer.

8. Área da saúde

Os profissionais da área da saúde têm a oportunidade de ajudar as pessoas a melhorar sua saúde e qualidade de vida.

Eles podem ajudar as pessoas a se recuperar de doenças, a prevenir doenças e a viver uma vida mais saudável.

Por fim, a felicidade no trabalho é um fator importante para a satisfação pessoal e profissional. Profissões que permitem às pessoas ajudar os outros, aprender e crescer, e trabalhar com outras pessoas são geralmente mais gratificantes e felizes.


Sofia Maria
Jornalista. Acredita que a leitura de informações sobre educação e carreira é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Compartilhe