Entenda qual a diferença entre fato e opinião
Afinal, qual a diferença entre fato e opinião? Na nossa vida cotidiana, somos bombardeados por informações de todos os lados. Notícias, conversas, redes sociais – tudo isso nos apresenta uma mistura de fatos e opiniões.
Mas você sabe diferenciar um do outro? Entenda ao longo do conteúdo tudo sobre os termos e aplicações.
🌐Clique aqui para acompanhar o canal do Guia Foco no Instagram. É de graça!
Você vai encontrar nesse conteúdo:
O que são fatos
Fatos são informações objetivas, verificáveis que podem ser comprovadas por evidências. Eles descrevem o que aconteceu, o que existe ou o que é, sem julgamentos ou interpretações pessoais.
Por exemplo: “O Brasil tem 27 estados.” Essa é uma informação que pode ser confirmada por meio de pesquisas e dados oficiais.
O que são opiniões
Opiniões, por outro lado, são juízos de valor, crenças ou interpretações pessoais sobre um fato. Elas expressam o que alguém pensa ou sente a respeito de algo.
Opiniões podem variar de pessoa para pessoa e não podem ser como verdade absolutas.
Por exemplo: “O futebol é o melhor esporte do mundo.” Essa é uma opinião, pois é uma avaliação pessoal e subjetiva sobre o futebol, que pode não ser compartilhada por todos.
LEIA DEPOIS:
- Saiba a diferença entre ética e moral e as características
- Cronômetro de estudo: sites gratuitos para você usar
- Técnicas de memorização para potencializar seus estudos
Importância de diferenciar
Ao distinguir fatos de opiniões, você desenvolve a capacidade de analisar informações de forma mais crítica, evitando se deixar levar por afirmações sem embasamento.
Ademais, a capacidade de diferenciar fato de opinião é fundamental para identificar notícias falsas e evitar a disseminação de informações erradas.
Como identificar um fato
Você deve observar três aspectos:
- verificabilidade,
- objetividade e
- universalidade.
Um fato pode obter verificação por meio de fontes confiáveis, como livros, artigos científicos, dados estatísticos e testemunhos de pessoas envolvidas.
Ainda, os fatos se apresentam de forma imparcial, sem adjetivos ou expressões que revelem um ponto de vista pessoal.
Por fim, os fatos são geralmente aceitos como verdadeiros por muitas pessoas, independentemente de suas crenças ou opiniões.
Como identificar uma opinião
Há aspectos que permeiam:
- subjetividade,
- palavras-chave e
- ausência de provas.
As opiniões expressam sentimentos, crenças e julgamentos pessoais, que podem variar de pessoa para pessoa. Logo, é algo subjetivo.
Palavras como “acho”, “creio”, “na minha opinião”, “parece-me” e “sinto” indicam geralmente a presença de uma opinião.
Entenda ainda que as opiniões não podem obter comprovação de forma objetiva, pois se baseiam em percepções e interpretações individuais.
Diferença entre fato e opinião
Veja na tabela abaixo de forma sintetizada:
FATO | OPINIÃO |
Objetividade | Subjetivo |
Universalidade | Palavras-chave |
Verificabilidade | Ausência de provas |
Ao desenvolver a habilidade de distinguir fatos de opiniões, você se torna um consumidor mais crítico de informações e um comunicador mais eficaz.
Conseguiu entender?
Siga-nos no
Sofia Maria
Jornalista. Acredita que a leitura de informações sobre educação e carreira é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional.