Servidor empossado no TRT2 há um ano nunca prestou concurso público
Em uma falha grave, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – TRT2 concedeu posse a um profissional como técnico judiciário que não havia sido aprovado no concurso público.
A investigação, realizada mais de um ano após a nomeação, revelou que o servidor em exercício não havia sequer prestado a prova.
Um simples erro de conferência permitiu que um homônimo do candidato aprovado ocupasse o cargo indevidamente na maior corte trabalhista do país.
Descoberta
A fraude só foi descoberta quando o verdadeiro aprovado no concurso público, Luiz Alberto Santos da Silva, encontrou seu nome na lista de servidores do TRT2 e entrou com uma ação judicial. Ele afirma ter recebido um e-mail de nomeação, mas em uma conta pouco utilizada.
A Justiça Federal determinou que o tribunal reservasse a vaga, e foi aí que se constatou que outro homem, com o mesmo nome, já ocupava o cargo indevidamente.
“Ao verificar os registros, não encontramos nenhum documento que cancelasse a nomeação de Luiz Alberto Santos da Silva. Em vez disso, descobrimos que outra pessoa, com o mesmo nome, havia assumido o cargo. Essa pessoa proativamente entrou em contato conosco para atualizar seus dados, antecipando a possibilidade de sua nomeação”, explica Sandra Keiko Takasaki Onmori, diretora da Coordenadoria de Planejamento e Gestão de Pessoas do TRT2.
Curiosamente, a servidora responsável manteve o e-mail original do candidato aprovado, Luiz Alberto Santos da Silva, registrado na Fundação Carlos Chagas. Por isso, tanto ele quanto o homônimo receberam a convocação.
Como o candidato aprovado não verificou seu e-mail a tempo, o homônimo tomou posse em 28 de setembro de 2023.
LEIA DEPOIS:
- Aprenda a como estudar para concursos sozinho(a)
- Saiba como fazer recursos para provas em concursos públicos
Sofia Maria
Jornalista. Acredita que a leitura de informações sobre educação e carreira é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Escreva seu e-mail abaixo para receber as novas publicações.