BlogCONCURSO PÚBLICOÚLTIMAS NOTÍCIAS

Weverton Fernandes acumula aprovações em concursos de procuradorias! Confira

Leia nossa entrevista com Weverton Fernandes, graduado em Direito, que já conquistou aprovações em diversos concursos públicos. Uma história de persistência até alcançar seu objetivo!

🌐Clique aqui para acompanhar o canal do Guia Foco no Instagram. É de graça!

Weverton Fernandes acumula aprovações em concursos de procuradorias
Weverton Fernandes acumula aprovações em concursos de procuradorias municipais

Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Quando se formou, idade e cidade natal?

Olá, meu nome é Weverton Fernandes, sou formado em Direito desde 2016, passei na OAB ainda na faculdade. Sou natural de Uberlândia, Minas Gerais, e tenho 35 anos.

O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concurso público? 

A necessidade de buscar estabilidade financeira e empregatícia. Infelizmente, o mundo da advocacia privada é cruel, principalmente para quem não tem parente na área jurídica. Ademais, cansei de trabalhar na iniciativa privada, mesmo fora da área jurídica, principalmente pela pressão por produtividade, baixa remuneração e demissão arbitrária.

Para qual cargo em concurso conquistou aprovação?

Conquistei várias aprovações, sempre focado nas procuradorias municipais (advocacia pública). Atualmente, sou advogado concursado de uma estatal de âmbito municipal.

Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava? 

Sim, sempre trabalhei o dia todo, oficialmente desde os 16 anos. Estudava de madrugada, normalmente das 22 h às 2 h, e acordava às 6h30min para ir trabalhar.

No início era muito desgastante, porém acabei acostumando com essa rotina. Era o período em que conseguia de fato me concentrar e estudar, não importava quão difícil fosse meu dia.

Como era sua vida social durante a preparação? Você saía com amigos e família?

Nunca fui desses que se abdicam de tudo para estudar, sempre tive em vista ter um equilíbrio, pois sabia que a jornada era árdua e longa. Não queria que o concurso fosse algo ruim, aliás, foi graças ao mundo dos concursos que aprendi a lidar com minhas ansiedades, reprovações, quedas e a me reerguer, sem contar as inúmeras amizades que fiz nesse tempo.

Por falar em tempo, ele passa muito rápido, e para ser aprovado em concursos, não depende só dos estudos, é uma série de fatores, e pode levar mais tempo do que planejamos, logo, não adianta nada todo esse sacrifício se não tivermos com quem dividir nossas vitórias.

Você estudou por quanto tempo direcionado para conquistar sua aprovação?

Estudei basicamente por 1 ano até conquistar minha primeira aprovação em concursos de procuradorias municipais.

Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?

Fiz um estudo de base das principais matérias cobradas, por meio de lei seca, jurisprudência, doutrina e questões. Lei seca até hoje utilizo o site da Câmara dos Deputados Federais, as leis são atualizadas e consigo baixá-las no formato Word. Jurisprudência, sempre utilizei o site do Buscador do Dizer o Direito. Questões de concursos, o Q concursos. E doutrina, mesclava com alguns livros, sinopses da juspodvim e PDFs de cursinhos.

Fazia revisões? Se sim, como?

Nunca fiz revisões sistematizadas. Montei um cronograma de estudos que abordava todo o conteúdo programático do meu concurso e que me permitia estudar em ciclos a cada x número de semanas, logo sempre voltava a estudar o mesmo assunto a cada novo ciclo.

LEIA DEPOIS: saiba o que é e como montar um cronograma de estudos

Resolveu questão? Se sim, quantas em média e qual a importância da prática?

Sim. Resolvia aproximadamente 50 questões por dia, sendo 25 de cada matéria. Questões, feitas da maneira correta, ajudam a fixar o conteúdo e revisar a matéria.

Você mudou sua rotina perto da prova? O que aconselha a fazer?

Sim. Ligava o modo turbo rs. Procurava revisar alguns pontos em que era fraco, além de focar em leis locais.

Qual foi ou quais foram suas motivações para continuar nos estudos até a aprovação?

Desistir nunca foi uma opção. A necessidade de mudar a minha vida e das pessoas próximas ao meu redor me fizeram continuar.

Qual dica você daria para quem tem interesse em conquistar aprovação no mesmo concurso ou área que você?

O estudo para concursos requer muito mais do que motivação, é necessário entender que mais importante do que a intensidade é a constância.

É preciso estudar mesmo sem estar motivado, feliz, descansado ou disponível “quando tiver tempo”. O estudo precisa ser encarado como uma rotina que será levada por alguns meses ou até anos; por isso, é importante planejamento, investimento em tempo e bons materiais, além de estabelecer, preferencialmente, um horário fixo e que independente da sua rotina.

Por fim, a premissa é em parte verdadeira: “só não é aprovado quem desiste”.


📲Caso queira acompanhá-lo nas redes sociais, o perfil é o @procuradoraiz

A equipe Guia Foco agradece ao aprovado pelo seu relato e dicas aos estudantes.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *