Confira como otimizar seu perfil no LinkedIn [guia simples]
Aprenda de formar fácil como otimizar seu perfil no LinkedIn. Se você está por lá há algum tempo, deve se lembrar que no início a plataforma social era usada principalmente como currículo online.
Mas, ao longo dos anos, o LinkedIn não se tornou apenas uma maneira de ser contratado ou encontrar talentos, mas também de construir uma rede profissional e uma marca pessoal.
🌐Clique aqui para acompanhar o canal do Guia Foco no Instagram. É de graça!
Além disso, o LinkedIn também é o lugar para construir relacionamentos com clientes, mostrar sua experiência e conhecimento, fechar mais negócios e aumentar a marca empregadora da sua empresa.
A evolução tem sido fascinante de observar, e a plataforma social agora conta com mais de 740 milhões de membros em mais de 200 países.
Já se foram os dias de apenas configurar um perfil genérico. Hoje, você precisa ser mais estratégico e pensar em como deseja que as pessoas o vejam na rede social. Abaixo está nosso guia para otimizar seu perfil do LinkedIn para ter sucesso hoje e no futuro.
Você vai encontrar nesse conteúdo:
O que é um perfil otimizado do LinkedIn?
Um perfil otimizado do LinkedIn é aquele em que cada parte do seu perfil pessoal é preenchida e mostra ao público o que você faz, quem você é e no que é especialista.
Isso ajuda o seu perfil a ter uma classificação mais elevada nas pesquisas do LinkedIn e cria confiança entre aqueles que pode querer se conectar ou seguir você.
Por que otimizar seu perfil do LinkedIn
Embora eu tenha feito alusão ao impacto de ter um perfil otimizado no LinkedIn, é importante que você entenda completamente por que deve se importar em ter um perfil limpo e bem pensado.
- Ajuda os recrutadores a entender que você pode estar aberto para trabalhar (em inglês, open to work) , saber quem você é e sua experiência. Isso pode incentivá-los a entrar em contato diretamente com você em busca de oportunidades de emprego.
- Faz você se destacar caso se candidate a uma vaga no LinkedIn.
- Impulsiona sua marca pessoal e pode ajudar você a se tornar um influenciador.
- Ele pode ajudar você a construir relacionamentos com clientes potenciais e fechar negócios (vendas sociais).
- Estabelece relacionamentos com os clientes e cria mais confiança.
Quer você esteja procurando um emprego, aprimorando seu perfil para participar do programa de defesa dos funcionários da sua empresa ou queira ser o próximo influenciador, seu perfil no LinkedIn é a chave para o sucesso.
Nem todo mundo quer ser o próximo influenciador profissional ou construir uma grande marca pessoal, mas todos deveriam considerar a criação de um perfil otimizado no LinkedIn.
Dicas de otimização de perfil do LinkedIn
Quando se trata de otimizar seu perfil do LinkedIn, há alguns passos e áreas para focar.
Alguns são super básicos e outros são um pouco mais avançados, nos quais talvez você não tenha pensado antes.
Noções básicas de otimização no perfil
1. Escolha uma foto de perfil forte
Ao configurar seu perfil, você deseja garantir o upload de uma foto de perfil forte e clara.
Algo que mostra seu rosto garante que suas redes e recrutadores confiem em quem você é. Para melhor qualidade e ajuste de imagem, certifique-se de que sua foto de perfil do LinkedIn tenha pelo menos 400 X 400 px.
Além disso, quando você clica na sua foto no seu perfil, você tem algumas configurações a considerar sobre como sua imagem é mostrada.
Recomendamos fazer a opção de “Todos os membros do LinkedIn” ou “Público” para permitir que os mecanismos de busca encontrem seu perfil mais facilmente.
INDICAÇÃO: dicas de como abordar um recrutador
2. Utilize a foto de fundo
Embora a foto do seu perfil esteja mais focada em você, há também a imagem de fundo do seu perfil que você também deve utilizar. Isso pode estar relacionado ao seu trabalho ou paixões, mas também pode ser mais criativo em relação à empresa em que você trabalha atualmente.
Isso também pode ser referenciado como imagem de banner ou papel de parede do seu perfil. Certifique-se de que a imagem tenha 1584 px de largura por 396 px de altura (proporção 4:1) para obter melhor qualidade.
3. Seja inteligente com o título do seu perfil
Se você é apaixonado por networking e construção de uma marca pessoal única, vale a pena ser um pouco criativo e descritivo com o título do seu perfil.
É mais importante usar o espaço de 220 caracteres para incluir palavras-chave relevantes e descritivas de sua especialidade.
Por exemplo, qual destes você acha que se destaca mais e vai repercutir entre recrutadores ou outras pessoas do seu setor?
- Líder em AMBEV | Vendedor
- Capacitando Líderes de Vendas com Vendas | VP de Vendas na AMBEV
Embora ambos incluam uma palavra-chave, o segundo flui muito melhor, é mais interessante e também descritivo de sua função atual.
Brinque com vários títulos, troque-os ocasionalmente e não tenha medo de ser criativo!
LEIA: saiba o que colocar no título do LinkedIn para se destacar
4. Sua seção sobre = sua história
Uma dica de otimização de perfil do LinkedIn em que você deve se concentrar é o seu resumo. Este é um ótimo lugar para contar sua história em 2.000 caracteres ou menos.
Utilize palavras-chave e atualize com a freqüência necessária para garantir relevância e precisão.
Os primeiros 265-275 caracteres serão exibidos antes que alguém tenha que clicar em “Ver mais” para o restante do seu conteúdo de resumo. Suas linhas de abertura devem ser como você “fisga” um visitante de perfil que diz quem você é, com o que você se importa e o que você aspira fazer.
Logo após esta seção, você deve considerar adicionar alguma mídia incrível na qual você esteve envolvido, como documentos, links, vídeos, etc. É uma ótima maneira de mostrar sua experiência e talento junto com seu resumo.
5. Preencha sua experiência profissional
Embora a otimização do perfil do LinkedIn seja mais do que apenas falar sobre sua experiência de trabalho, você definitivamente ainda deve preencher esta seção.
O quão aprofundado você deseja aprofundar cada experiência de trabalho depende de você, mas concentre-se em algumas de suas principais conquistas.
Algumas dicas ao preencher esta seção:
- Não adicione todos os empregos anteriores se você tiver um longo histórico de trabalho.
- Concentre-se nas melhores conquistas relacionadas à sua carreira.
- Certifique-se de atualizar a consistência, até mesmo dos trabalhos atuais, quando novas metas ou projetos forem concluídos.
6. Mostre sua educação e habilidades
Outra ótima seção para preencher é onde você coloca sua educação e credenciais.
Embora sua experiência geral seja importante na área de trabalho, muitos recrutadores e pessoas em sua rede podem estar curiosos sobre sua formação e habilidades.
Além disso, quando você adiciona habilidades, outras pessoas em sua rede podem começar a endossar as qualidades que você seleciona, melhorando seu fator de confiança.
Estas são as seções do seu perfil para agregar seu conhecimento:
- Educação
- Licenças e Certificações
- Skills & Apoios
Bônus : Embora não seja tão impactante quanto foi nos primeiros dias do LinkedIn, você pode pedir algumas recomendações. Isso é útil se você estiver procurando emprego especialmente, mas não é algo que valha a pena gastar muito tempo de outra forma.
Otimização avançada no seu perfil
7. Edite a URL do seu perfil
Uma configuração que é fácil de negligenciar e ignorar ao otimizar seu perfil do LinkedIn é o URL do seu perfil.
Na verdade, você pode editar esse URL para que fique limpo, como seu nome e sobrenome. E mudar isso é super fácil de fazer quando você sabe onde procurar.
Vá para o seu perfil e no canto superior direito você verá “Editar perfil público e URL”. Assim que a página for atualizada, você dirá no canto superior direito e poderá alterar o URL para algo mais limpo, além de um monte de números e letras.
Além de fazer com que o URL do perfil do LinkedIn pareça limpo, ele pode ajudar os mecanismos de pesquisa a indexar seu perfil e tornar mais fácil para as pessoas encontrarem você na rede.
8. Crie seu perfil em outro idioma
Um recurso que você talvez não perceba que está disponível em seu perfil do LinkedIn é a capacidade de criar seu perfil em um idioma diferente do seu perfil padrão.
Você não pode alterar o idioma do seu perfil principal, mas pode criar quantos perfis de idioma adicionais desejar, desde que estejam nas opções disponíveis.
Se você é multilíngue e gosta de se conectar com pessoas que falam outros idiomas, esse pode ser um recurso interessante de habilitar.
Você pode configurar isso facilmente acessando seu perfil no lado direito, clicando em “adicionar um perfil em outro idioma” e seguindo as instruções para configurar.
9. Registre a pronúncia do nome
As pessoas têm dificuldade em pronunciar seu nome sem ouvir você dizê-lo? O seu nome está escrito de uma certa maneira que poderia ser pronunciado de forma diferente? Uma ótima maneira de se antecipar a isso é ativar o recurso de pronúncia de nomes no LinkedIn.
Isso foi adicionado não muito tempo atrás, mas por mais simples que seja, acho que foi uma adição sólida. Eu mesmo encontrei vários perfis no ano passado onde os perfis do Linkedin estão aproveitando isso.
Para adicioná-lo e gravar sua pronúncia, você precisa acessar seu perfil pelo aplicativo móvel do LinkedIn. Ele não permite que você grave via desktop atualmente.
Quando estiver no aplicativo, vá até seu perfil, clique no ícone de lápis em frente à sua foto de perfil e, ao lado do seu nome, você verá uma seção que diz “adicionar pronúncia do nome”.
Clique nele e você poderá gravar diretamente no aplicativo e salvá-lo em seu perfil para que as pessoas ouçam antes de se conectar com você.
10. Evite palavras da moda usadas em excesso
Ah, chavões. Você provavelmente tem alguns em mente que vê sendo usados em excesso ou que fazem você se encolher quando os vê.
Esses são adjetivos que você verá frequentemente em títulos ou resumos do LinkedIn que não acrescentam nenhum valor real ao perfil.
Pense em termos como “Experiente, Líder, Especialista, Guru, Inovador, Certificado, etc”.
Isso não significa que não haja valor algum nesses termos em alguns casos. O problema é que só porque você usa esses termos para se descrever, não significa que eles sejam convincentes o suficiente para as pessoas que visualizam seu perfil.
As pessoas verão você como um “especialista” ou “inovador” quando você fornecer valor por meio de conteúdo, mostrar sua experiência de trabalho e quando você se envolver com outras pessoas.
É aí que você demonstra quem você é, não por meio da utilização de chavões em todo o seu perfil.
11. Comece a escrever, compartilhar e se envolver
À medida que você começa a limpar seu perfil do LinkedIn, é hora de você também começar a se envolver e se tornar ativo! Há muitas maneiras de fazer isso, mesmo se você não estiver interessado em construir uma grande marca pessoal.
Comece a escrever! Compartilhe insights sobre coisas que você aprendeu em sua carreira, insights de especialistas sobre seu setor ou cargo e continue agregando valor.
Você não precisa postar todos os dias, mas encontre a frequência que funciona para você. Pode ser uma mistura de postagens de blog, apenas texto, vídeo ou conteúdo baseado em imagem.
LEIA DEPOIS: o que são as impressões no LinkedIn e como funcionam
O outro aspecto para ser visto no LinkedIn e fazer conexões é o engajamento. Isso é interagir com o conteúdo dos outros, seja um comentário, uma reação ou um compartilhamento.
Você pode marcar sua rede em coisas (com moderação) também. É assim que você aumenta a credibilidade e o alcance, além disso, as pessoas adoram obter engajamento e provavelmente retornarão isso em seu conteúdo também!
Sofia Maria
Jornalista. Acredita que a leitura de informações sobre educação e carreira é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional.