ESTÁGIOÚLTIMAS NOTÍCIAS

O que um estagiário não tem direito, afinal? Confira!

O estágio é a prática da teoria aprendida em sala de aula, seja no ensino médio ou superior. Mas, você sabe o que um estagiário não tem direito? Confira nesse conteúdo completo.

O estagiário não é considerado um empregado com carteira assinada, por isso não tem acesso a direitos comuns aos demais trabalhadores, como salário mínimo, FGTS, 13º salário, vale-alimentação, vale-transporte (caso seja estágio obrigatório) e seguro-desemprego.

O que um estagiário não tem direito

O Guia Foco enumerou e explica ponto a ponto de cada tópico.

Salário mínimo

O salário mínimo é o valor mais baixo que os empregadores podem legalmente pagar aos seus funcionários. Ele é importante para proteger os trabalhadores de valores muito baixos e para garantir uma vida digna.

Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um fundo criado pelo governo federal para proteger os trabalhadores demitidos sem justa causa.

Ele é formado por depósitos mensais feitos pelos empregadores, que correspondem a 8% do salário do trabalhador.

O trabalhador pode sacar o FGTS em algumas situações, como demissão sem justa causa, aposentadoria, compra de imóvel, doenças graves e outras.

O que um estagiário não tem direito, afinal? Confira!

13º salário

O décimo terceiro salário é uma gratificação paga aos trabalhadores com carteira assinada, proporcionalmente aos meses trabalhados no ano.

Ele é pago em duas parcelas, sendo a primeira até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro de cada ano.

O décimo terceiro salário é um direito do trabalhador, e o empregador que não pagar o décimo terceiro salário no prazo estabelecido está sujeito a multa.

Vale-alimentação

O vale-alimentação é um benefício oferecido pelas empresas aos seus funcionários, que pode ser usado para comprar alimentos em supermercados, mercearias e outros estabelecimentos credenciados.

Ele é um importante auxílio para os trabalhadores, pois ajuda a reduzir os gastos com alimentação. No entanto, alguns estágios em empresas privadas pagam o benefício aos estagiários.

Seguro-desemprego

Em suma, o seguro-desemprego é um benefício pago pelo governo federal aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa. Ele é pago em parcelas mensais, durante um período de 3 a 5 meses, dependendo do tempo de serviço do trabalhador.

Por fim, entenda que o estágio não é uma relação de emprego, por isso o estagiário não tem direito a todos os benefícios trabalhistas concedidos aos empregados.

Como ganhar dinheiro sendo estudante/estagiário

Ganhar dinheiro como estagiário exige criatividade e uma boa gestão do tempo disponível. Além da bolsa-auxílio do estágio, você pode explorar suas habilidades para gerar renda extra, como:

  • dar aulas particulares,
  • revender produtos físicos ou digitais,
  • vender doces ou salgados (brigadeiro, bolo, tortas, etc.)
  • ser garçom/garçonete em eventos institucionais ou em festas de aniversários
  • fazer faxinas perto de onde mora,
  • trabalhar como motorista de aplicativo (Uber, 99 e outros)
  • além de outras atividades.

Também é possível aproveitar o ambiente do estágio para identificar demandas que você possa atender de forma independente, como suporte em projetos paralelos ou consultorias rápidas.

O segredo está em equilibrar essas atividades com as responsabilidades do estágio, garantindo que ambas contribuam para o seu crescimento profissional e financeiro.


Sofia Maria
Jornalista. Acredita que a leitura de informações sobre educação e carreira é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Todo o conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Cópia não autorizada será sujeita a penalidades legais.

Compartilhe