BlogESTÁGIOÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estágio assina carteira de trabalho (CTPS)? Saiba como funciona

Você quer ser estagiário(a) e ficou na dúvida se estágio assina carteira de trabalho? Confira ao longo do conteúdo todas as informações sobre o assunto e elimine todos seus questionamentos.

A dúvida sobre a assinatura da carteira de trabalho no estágio é frequente, e gera muita confusão entre estudantes e empresas. Para esclarecer de vez essa questão, vamos analisar os pontos principais.

🌐Clique aqui para acompanhar o canal do Guia Foco no Instagram. É de graça!

Estágio assina carteira de trabalho?

Vamos ver o que diz a legislação sobre o assunto. A Lei do Estagiário (Lei n.º 11.788/2008) define que o estágio não configura relação de emprego, ou seja, não é um trabalho formal.

Por isso, a assinatura da carteira de trabalho não é obrigatória para estagiários.

Vantagens da anotação na Carteira de Trabalho (CTPS)

Mesmo não sendo obrigatório, registrar o estágio na carteira de trabalho pode ser vantajoso para o estagiário, pois serve como um histórico de suas experiências profissionais. Isso pode ser útil em futuros processos seletivos, demonstrando ao empregador a sua vivência em diferentes áreas.

Em alguns casos específicos, o registro do estágio na CTPS pode garantir o acesso à Previdência Social.

Isso acontece quando o estagiário contribui para o INSS durante o período de estágio. Para saber se você tem direito a essa vantagem, consulte a instituição de ensino ou a empresa concedente do estágio.

Conheça lista de agendas para sua vida pessoal e profissional.

Onde registrar o estágio na CTPS?

Se você optar por registrar o estágio na carteira de trabalho, ele deve ser feito nas anotações gerais, e não na parte de “Contrato de Trabalho”.

As informações que precisam ser anotadas são:

  • Curso frequentado;
  • Instituição de ensino;
  • Nome da empresa concedente do estágio;
  • Data de início e término do estágio.

Informações sobre o estágio

O estagiário tem direito a bolsa-auxílio, seguro contra acidentes pessoais e outros benefícios, conforme previsto na Lei do Estagiário e no termo de compromisso de estágio.

É importante que o estagiário esteja ciente de seus direitos e obrigações durante o estágio.

Para isso, consulte a Lei do Estagiário, o termo de compromisso de estágio e busque informações na instituição de ensino ou na empresa concedente.

CONFIRA OUTROS CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Dicas fundamentais aos estagiários

Mantenha uma cópia do termo de compromisso de estágio em local seguro. Você pode precisar no futuro para comprovar algo ou até concorrer em uma prova de títulos, ou concurso público.

Além disso, anote todas as suas atividades e experiências durante o estágio. Não esqueça de pedir feedback ao seu supervisor sobre seu desempenho.

Por fim, saiba que o estágio é uma ótima oportunidade para os estudantes colocarem em prática o que aprenderam em sala de aula, adquirirem experiência profissional e desenvolverem novas habilidades.


Sofia Maria
Jornalista. Acredita que a leitura de informações sobre educação e carreira é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Compartilhe