Institutos Federais (IFs): entenda o que são e para que servem
Que tal estudar em um dos Institutos Federais do Brasil? As instituições de ensino são gratuitas e ofertam vagas, desde cursos livres até a pós-graduação.
Se você está buscando uma educação de qualidade e com oportunidades para o futuro, os IFs são uma ótima opção! Ah, oportunidades espalhadas em todo o país!
🌐Clique aqui para acompanhar o canal do Guia Foco no Instagram. É de graça!
Você vai encontrar nesse conteúdo:
O que são os Institutos Federais
Os Institutos Federais (IFs) são instituições públicas de ensino superior e técnico de excelência, presentes em todo o Brasil.
Eles oferecem cursos gratuitos e de qualidade em diversas áreas do conhecimento, como: educação tecnológica, licenciatura, bacharelado, pós-graduação e outros.
Entenda mais abaixo sobre cada um deles!
Cursos livres
Algumas unidades de ensino ofertam vagas em cursos abertos para a comunidade sobre: informática básica, LIBRAS, cursos de línguas estrangeiras (do básico ao avançado) e outros.
Educação tecnológica
São ofertadas vagas em cursos técnicos de nível médio e superior, com foco em áreas como informática, eletrônica, mecânica, química, construção civil, agronegócio e saúde.
Licenciatura
Cursos de formação de professores para a educação básica, em áreas como matemática, ciências humanas, pedagogia e letras.
Bacharelado
Há ainda oportunidades nos cursos de graduação em diversas áreas, como engenharia, administração, contabilidade, turismo e hotelaria.
Pós-graduação
Além disso, há os cursos de especialização, mestrado e doutorado em diversas áreas do conhecimento.
LEIA DEPOIS: saiba qual formação precisa ter para ser intérprete de LIBRAS
Sobre a importância dos Institutos Federais
Os Institutos Federais são importantes por diversos motivos.
Os IFs são instituições públicas, o que significa que os alunos não precisam pagar mensalidades. Além disso, os cursos são de alta qualidade, com professores qualificados e infraestrutura moderna.
As instituições de ensino reservam vagas para estudantes de baixa renda, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência, além de oferecerem programas de apoio à permanência, como bolsas de estudo, auxílio-transporte e moradia universitária.
Os institutos são centros de referência em pesquisa e inovação, contribuindo para o desenvolvimento do país. Com isso, formam profissionais qualificados e preparados para o mercado de trabalho, atendendo às demandas do setor produtivo.
Lista completa dos Institutos Federais
Atualmente, existem 634 campi de Institutos Federais distribuídos por todo o Brasil.
A lista completa dos IFs, com seus cursos e unidades, pode ser consultada no site do Ministério da Educação: http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/instituicoes
Conheça algumas:
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)
Como ingressar em um Instituto Federal
O ingresso nos Institutos Federais se dá por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou seleção externa com critérios próprios, como, por exemplo: sorteios.
Os candidatos podem optar por concorrer a vagas em cursos técnicos ou superiores.
Conheça mais sobre no vídeo abaixo:
VEJA DEPOIS: conheça informações sobre o portal do estudante do IFB
Sofia Maria
Jornalista. Acredita que a leitura de informações sobre educação e carreira é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional.